sábado, julho 25, 2009

Tantas Vezes Vai o Cântaro à Fonte…

.
“A economia portuguesa pode ficar à beira da falência na próxima década, indica o antigo presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Abel Mateus. Este indica que as obras públicas não trazem benefícios económicos para o país.
.
O antigo presidente da Autoridade da Concorrência teme que a economia portuguesa venha a ficar à beira da falência pelo facto das obras públicas não serem rentáveis, não gerarem exportações e não aumentarem a capacidade de produção da economia nacional.
Abel Mateus revela que se projectos como o TGV, o novo Aeroporto ou novas auto-estradas avançarem, o endividamento externo poderá atingir os 240% do PIB em 2020. Deste modo, a economia poderá entrar na bancarrota, dando como exemplo a Islândia.
Apesar da situação económica prevista, Abel Mateus não é apologista da subida dos impostos, justificando que este aumento só viria ou agravar a recessão ou acabar com uma possível recuperação.
Ainda assim, o responsável defende a continuação do controlo das despesas do Estado e o prosseguimento das reformas estruturais em certos sectores como a justiça, noticia o Jornal de Negócios.”

(Notícia da Fábrica de Conteúdos On-Line em 23-7-2009)

Sem comentários: