segunda-feira, novembro 23, 2009

Mais um Telefonema, Mais uma Cabala...

.
Director do SOL denuncia chantagem ------------------------------------

“Uma pessoa do círculo próximo do primeiro-ministro e que conhecia muito bem a situação do jornal e a nossa relação com o banco BCP disse-nos que os nossos problemas ficariam resolvidos se não publicássemos a segunda notícia do Freeport”, diz à SÁBADO o director do Sol, José António Saraiva – não revelando, porém, a identidade do autor da proposta. Ressalva, porém que não foi Armando Vara: “É evidente que Armando Vara era a pessoa que tinha o pelouro do SOL no BCP e que todos os assuntos relacionados com o SOL passavam directamente por ele, e isso nós sabíamos”, acrescenta José António Saraiva.

Quando o jornal SOL publicou a primeira notícia a revelar a existência de uma investigação britânica ao caso Freeport, em Janeiro de 2009, um dos directores do semanário recebeu um telefonema que podia livrar o jornal da falência. A jornalista Felícia Cabrita preparava nessa semana uma segunda manchete sobre o escândalo, que dava conta do célebre DVD inglês, onde Charles Smith acusava um ministro de receber luvas. O nome do ministro era José Sócrates, saber-se-ia mais tarde. O telefonema pretendia travar a notícia.

Nessa fase, o SOL atravessava graves problemas financeiros e preparava-se para mudar de accionista, sendo que o BCP (accionista e financiador do jornal) dificultou todo esse processo, segundo especificou uma fonte oficial do jornal à edição impressa da SÁBADO.

A sugestão feita ao director do SOL ganha relevo à luz do que se sabe do caso Face Oculta. Nas escutas da polémica (que o presidente do Supremo Tribunal de Justiça considerou nulas e ordenou destruir), José Sócrates terá mantido conversas com o arguido Armando Vara, administrador do BCP, sobre a maneira de ajudar a salvar o grupo de media de Joaquim Oliveira e também sobre a eventual compra da TVI pela Portugal Telecom, noticiou o SOL há uma semana.

Nos primeiros nove meses deste ano, a publicidade do BCP caiu 68% no Sol, segundo dados da Mediamonitor, da Maktest.

Extracto da notícia da Revista SÁBADO de 18 de Novembro de 2009, da autoria dos jornalistas António José Vilela e Vítor Matos.

ERC chamada a falar sobre a mão do Governo nos media -----------

O PSD exigiu a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para esclarecer "o que se passa" entre o gabinete do primeiro-ministro e "alguns meios de comunicação social". A reacção surge na sequência de declarações do director do semanário Sol, José António Saraiva, sobre uma tentativa de intromissão editorial no jornal por parte de uma pessoa "do círculo próximo do primeiro-ministro".

Num artigo da edição da revista Sábado, José António Saraiva afirmou que "uma pessoa do círculo próximo do primeiro-ministro e que conhecia muito bem a situação do jornal" e a relação com o BCP disse que "os problemas [financeiros] ficariam resolvidos" se não fosse publicada a segunda notícia sobre o caso Freeport. Para o deputado do PSD Luís Campos Ferreira, este testemunho representa "um dos mais graves atentados à liberdade de imprensa". Campo Ferreira exigiu que a ERC esclareça "em tempo útil, de forma cabal e eficaz, o que se passa entre alguns meios de comunicação e o gabinete do primeiro-ministro".

As declarações de José António Saraiva foram publicadas no âmbito de um artigo que apontava como perdedores de investimento publicitário, por parte de ministérios, institutos e empresas públicas, jornais como o PÚBLICO, SOL e O INDEPENDENTE, que publicaram escândalos envolvendo o nome do primeiro-ministro.

Pelo CDS-PP, o líder parlamentar, Pedro Mota Soares, quer chamar o presidente da ERC, Azeredo Lopes, ao Parlamento e saber se a entidade "vai abrir um processo ao que se passou na suposta intromissão editorial no Sol, tal como aconteceu na TVI", intromissão que é "muito grave e ilegal". Para o centrista, é necessário que a ERC esclareça as notícias que "dizem que o Governo e empresas públicas colocam publicidade de acordo com critérios políticos e não com o critério das audiências".

Notícia do jornal PÚBLICO de 21 de Novembro de 2009, da autoria da jornalista Sofia Rodrigues.

Meu comentário: Claro está que estas notícias, na opinião do senhor Francisco Assis, não passam de mais um exemplo dos aproveitamentos, cabalas, conspirações e espionagem política que incertos andam a levar a cabo contra o PS e o primeiro-ministro José Sócrates, numa inaceitável e clara tentativa de decapitação do Governo.

2 comentários:

Luís Maia disse...

Um pedido é um bocadinho desagradável tentar ler os seu posts sempre com a capa dos seus livros por cima . Suponho que não seja esse o seu objectivo

Fernando Torres disse...

Luís Maia:

O meu blog está organizado por cadernos anuais.
No início de cada ano concebo uma capa para o caderno, que se manterá na banda esquerda até 31 de Dezembro.
Depois disso edito em documento PDF todos os posts daquele ano (e a respectiva capa) e envio-o por e-mail aos meus amigos, que são pouco mais de uma dúzia. Se o desejar, terei muito gosto em lhe enviar um exemplar.
Tudo o que publico no meu blog passa de imediato ao domínio público.
Em resumo: nunca publiquei um único livro na minha vida.

Um abraço cordial do

Fernando Torres