quinta-feira, janeiro 07, 2010

Que Década é Esta?

.
HÁ PESSOAS que continuam a fazer a mesma pergunta: afinal, em que década do século XXI estamos, na primeira ou na segunda? A dúvida é levantada porque alguns analistas e jornalistas, abordando os mais variados temas, insistem em dizer que estão a fazer um balanço da primeira década deste século XXI, quando na verdade a verdadeira década se iniciou em 1 de Janeiro de 2001 e só terminará a 31 de Dezembro deste 2010. Do período a que esses se senhores se referem, compreendido entre 2000 e 2009, apenas se pode falar de uma falsa década ou decénio, baliza de tempo pouco adequada à rigorosa organização cronológica dos acontecimentos de um século.

2 comentários:

Aristes disse...

Uma década é um período de dez anos. A primeira década do século XXI da era cristã começou em 2001 e acaba em 2010, mas os escribas que falam da década não dizem explicitamente que estão a falar da primeira década do século XXI da era cristã. Podem estar a falar da década que acabou no final de 2009.

José Fernando Magalhães disse...

Desde a pretensa mudança de século (1999 para 2000)que os meus amigos me chamam fundamentalista. Segundo eles festejei com um ano de atrazo.
Estes senhores todos continuam a não saber quando começa a década ou o século etc.

Melhores cumprimentos

José Magalhães