sexta-feira, março 11, 2011

O Anão Serapião

HOJE de manhã, estava eu sentado à mesa, a pôr em ordem alguns papéis, e o meu anãozinho Serapião veio fazer-me uma visita. Com o atrevimento habitual, saltou-me aqui para o ombro esquerdo, e sem cerimónias perguntou-me:
- Então, ainda andas de candeias às avessas com o Sócrates?
- Já não o trato há muito tempo por Sócrates. A minha preferência agora vai para outros atributos, como engenheiro incompleto, engenheiro-faz-de-conta, engenhóquio, pantomineiro, enfim, o que calha… respondi eu, a espreitar a sua figura patusca pelo canto do olho.
- A propósito, estou a ver-te mais corado, mas também mais branco e mais gordo!
- É da idade e do muito trabalho que tenho, respondeu ele, sentando-se no ombro, traçando a perna e agarrando-se à gola da minha camisa.
- Trabalho da treta, à moda do nosso engenheiro, não?
- Não, o meu trabalho é de outro tipo. Graças ao meu reduzido tamanho, tem mais a ver com coscuvilhice. É como se fossem escutas sem telefone. Posso entrar onde quiser, deixar-me ficar quieto como se fosse um bibelot, e o resto é canja…
- Não me digas que já andaste a espiar o nosso primeiro! Diz-me lá então se é verdade que o engenhóquio ficou assim com muito cabelo branco porque trabalha muito, sobretudo a ensaiar as suas aparições e os discursos por esse país fora.
- Ah, tu ainda acreditas nisso? É falso! Ele fez um pacto, não vou dizer com quem, para não ferir susceptibilidades, mas nesse pacto ficou lavrado que a outra parte o deixava governar, mas sempre que ele dissesse uma mentira, aparecia-lhe mais um cabelo branco. Estás a ver, não estás?
- Se estou! Os poucos cabelos brancos que ele tinha há seis anos atrás, e os que tem agora, dá bem uma ideia dos barretes que ele tem andado a enfiar por aí…
- Se fossem só barretes…
- O quê, para lá das que se sabem, há mais alguma caldeirada?
- Há, mas agora não posso adiantar mais nada. Está no segredo dos deuses, de tal forma que nem o Presidente da República sabe.
- Não me digas? Vá lá, diz lá! Eh pá, sempre fomos amigos, oh Serapião…
- Com essa da amizade é que me deitaste abaixo…
- Vá lá Serapião, é uma vez sem exemplo. Estou em pulgas…
- É aquela coisa do PEC IV…

Sem comentários: