segunda-feira, agosto 04, 2008

Descida ao Inferno

D
Título: Haverá Sangue
Título original: There Will Be Blood
Ano: 2007
Origem: E.U.A.
Realização: Paul-Thomas Anderson
Argumento: Baseado na novela de Upton Sinclair
Actores Principais: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Dillon Freasier,

Paul-Thomas Anderson já me tinha surpreendido com MAGNOLIA. Agora, com HAVERÁ SANGUE, baseado no livro “Oil”, de Upton Sinclair, publicado em 1927, deixou-me atónito e com a agradável sensação de que se está a voltar a criar cinema de qualidade, com substância e letra maiúscula. Feitas as contas, este HAVERÁ SANGUE tem tudo para vir a tornar-se numa obra de referência, senão mesmo um clássico.
Situado temporalmente entre fins do século XIX e princípios do século XX, no começo da corrida às jazidas do “ouro negro”, conta a história de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), um empresário prospector de petróleo independente, que quer sobreviver a todo o custo, ao assédio das grandes companhias emergentes, e que utiliza todas as ferramentas para singrar naquele meio. É um homem mau, egocêntrico, determinado e manipulador, que sabe que para atingir os seus fins, não pode olhar a meios. É um homem visceralmente mau, que com o passar do tempo se vai tornando cada vez pior. Para ele, as relações humanas, não são relações de amor ou de entreajuda, mas apenas competição pura e dura, entre sujeitos da mesma espécie. Ele sabe que todo o ser humano é tendencialmente venal, e o preço para chegar à riqueza, vale bem um sacrifício, nem que seja uma conversão a algo em que não se acredita. No entanto, a sua avidez por riqueza, não é uma ânsia de poder, mas sim frenesi pela materialização de um projecto muito pessoal: ser tão independente quanto possível, para que isso lhe permita isolar-se da abominável sociedade humana, que ele odeia. Por isso, a vida para ele é um jogo arriscado, em que o importante é ganhar sempre, custe o que custar, doa a quem doer, e sendo o petróleo o seu veículo de libertação, onde há petróleo, mais tarde ou mais cedo, também haverá sangue.
Assim, o curso da existência de Daniel Plainview acaba por retratar uma parcela da história dos E.U.A. que muitos fazem por ignorar, mas que Paul-Thomas Anderson teve a coragem de abordar e desnudar. Capitalismo e religião sempre foram dois notáveis aliados. Enquanto o primeiro explora desenfreadamente os corpos, o segundo cuida que os espíritos se mantenham submissos, atentos à visão do paraíso, qual prémio final depois do corpo abandonar o inferno terreno. E é aí que HAVERÁ SANGUE vai ganhar raízes e desenvolver-se, entre um fundamentalismo de feira, misto de crendice e terrorismo emocional, e um capitalismo que estrategicamente se deixa baptizar, vai à missa, senta-se ao lado dos operários e declama os salmos com piedoso fervor, ao mesmo tempo que vai acumulando riqueza.
Tal como acontece com o “Citizen Kane” de Orson Welles ou “O Gigante” de George Stevens, este Daniel é uma espécie de doutor Fausto dos tempos modernos, que vende a alma, não ao diabo, mas ao deus de uma certa Igreja da Terceira Revelação, não a troco da imortalidade, mas como expediente para angariar a tal fortuna que o liberte da dependência e proximidade da abjecta e execranda espécie humana, que ele detesta, mas de que é também um exemplar acabado. “Odeio todos os homens” diz ele sem embaraço, no raro momento em que se confessa a um burlão, que o veio procurar, reclamando ser seu suposto irmão. No outro extremo da história, o seu antagonista é Eli Sunday (Paul Dano), um auto-proclamado pastor evangélico da tal Igreja da Terceira Revelação, misto de curandeiro, oportunista e chantagista, tão alucinado quanto Daniel, porém, mais conforme o clássico de Goethe. Acaba a renegar tudo em que dizia acreditar e vende a alma, desta vez ao diabo, pelo possível lucro que obteria da venda de uma herdade cujo valor julgava medir-se em muitos barris de petróleo, mas que afinal está seca, valendo menos que um tostão furado. Quer isto dizer que todo o ser humano é tendencialmente corruptor e corruptível, pois a concretização de certos sonhos e desejos, muitas vezes por terem um preço demasiado alto, ou custam muito dinheiro, ou acabam por nos levar a hipotecar a coerência, a dignidade e aquilo que se convencionou designar por bons princípios.
Quando Daniel Plainview diz que "não suporta que mais alguém tenha sucesso", mesmo que esse alguém seja o seu próprio filho, HAVERÁ SANGUE lança mais um olhar crítico sobre o capitalismo, como arma devastadora, escorada na competição desenfreada e na obsessão do sucesso, sobre as ambições desmedidas e outras ignomínias que imperam no grande laboratório darwiniano, onde evoluciona o género humano (onde os mais fortes e aptos, serão os sobreviventes da espécie), e deixando adivinhar nesse preceito comportamental a ideia-chave que acabou por modelar o tão conhecido “american away of life”. Assim, HAVERÁ SANGUE é a história paralela da edificação de uma nação no alvor do século XX, e o amadurecimento de uma personagem, que para alcançar o êxito, empreende, numa sucessão de cataclismos pessoais, uma repugnante descida aos infernos da condição humana, sem dissimulações nem arrependimentos. Neste filme nada é gratuito, nada é trivial, tudo tem sentido, a par de uma carga emocional impar, contribuindo cada cena para moldar a personalidade e a vida do seu protagonista, e apontar também a trajectória de uma nação. Depois, é também um filme sem mulheres activas e interventivas. Quando elas se mostram, funcionam apenas como peças secundárias de uma paisagem humana onde os homens eram considerados o cerne da sociedade, os grandes protagonistas, os únicos criadores de factos e de riqueza.
A soberba fotografia de Robert Elswit, aliada à banda sonora, uma vezes feita de simples ruídos do meio circundante, outras por música acompanhada pelo som cavo e monocórdico da bombagem das torres de petróleo, sublinha com eficácia e perfeição o ambiente ora cru ora patético que percorre todo o filme. Quanto a Daniel Day-Lewis, é mais do que magistral no seu desempenho, pois autentica a encarnação de uma personagem complexa, que se vai transformando com a passagem dos anos, e isto é um talento que nem todos os actores são capazes de transpor para a representação.
Por tudo o que deixei dito, mas não só, considero HAVERÁ SANGUE um grande e genial filme, direi mesmo, uma potencial obra-prima da sétima arte.

Sem comentários: