domingo, outubro 16, 2005

As Três Invasões

Estão em curso três invasões: a China que trabalha vinte e quatro horas por dia e quer fazer submergir a Europa (e o resto do mundo) com os seus produtos, os africanos que querem emigrar, fugindo à sua condição de infra-humanos, tentando romper o cordão sanitário estendido às portas da Europa, e as aves que, indiferentes aos nossos medos, cumprem o seu destino migratório, trazendo com elas a ameaça de uma gripe que poderá transformar-se numa pandemia entre os humanos.
A primeira é a consequência de existir um país com dois sistemas, que despertou para o grande circo da globalização, cheio de força, determinação e muitas contradições. A segunda é a trágica consequência de um dos continentes mais espremidos e vivissecados pelo colonialismo, estar agora nas mãos de um punhado de mastins, régulos, sobas e tiranos, que apaparicados pelos amigos de ocasião, sugam os seus povos até ao tutano, saqueando em benefício próprio, as poucas migalhas que sobraram do grande festim. A terceira é fruto de uma epidemia que está para as aves, assim como a doença das vacas loucas esteve para os bovinos. Tem o dramático inconveniente de não conseguirmos circunscrever os animais infectados, porque eles cruzam, sem cerimónia, todo o planeta, pelos seus próprios meios.
Deixemos a primeira invasão para os políticos e a terceira para os cientistas. Dediquemos algumas palavras à segunda, que neste muito saudado século XXI, tem que ver com gente que persegue um projecto de sobrevivência, num continente onde toda a gente é refugiado ou foge de qualquer coisa, sejam elas perseguições, genocídios ou limpezas étnicas, como vai acontecendo na Etiópia, no Sudão, no Ruanda ou na Libéria. Detenhamo-nos um pouco na grande migração de povos subsarianos, que depois de perseguidos, explorados e molestados nas terras por onde passaram, vão desembocando nos areais marroquinos e se lançam às águas do Mediterrâneo em frágeis barcaças a abarrotar, ou investem em hordas desesperadas, contra as vedações de arame farpado de Ceuta e Melilla. Eles não anseiam pela imortalidade, apenas querem trabalho e uma vida com alguma dignidade.
O nosso empedernido egoísmo, encolhe os ombros ou mascara-se de hipócrita compaixão, quando ouve falar dessas golfadas de gente exausta que, depois de calcorrearem milhares de quilómetros, com a vida presa por um fio e suspensa de uma garrafa de água, que é a sua ração de sobrevivência, se dispõem a enfrentar a escalada das paredes de arame farpado, último obstáculo que os separa de uma fugaz centelha de futuro decente. Insensíveis e cómodamente instalados, mudamos de assunto, quando nos dizem que mais uns quantos tombaram às portas de Ceuta ou Melilla, com os olhos postos numa Europa que só os quer a conta-gotas, para trabalhos indiferenciados e consoante as necessidades.
Esquecemos quão sórdida e ignóbil é esta Europa, como se de um campo de refugiados se tratasse, ao desejar aquela mão-de-obra, contingentada e a pataco, para garantir o seu bem-estar e nível de vida, ao mesmo tempo que, internamente, os políticos, bem nascidos e bem nutridos, traçam a régua e esquadro a desconstrução e esvaziamento do estado-providência, prenunciando um novo tipo de sociedade que, sustentado pela precaridade e indigência, roça sem pudor, alguns discretos modelos de esclavagismo. Entre o morrer emaranhado no arame farpado das barreiras de Melilla ou ser acossado e enxutado como mosquedo, para continuar a a vaguear, algemado e esfomeado pelos desertos magrebinos, perseguindo a visão de uma vida mínimamente decente, que a Europa lhes nega e o seu continente de origem lhes recusa, venha o diabo e escolha.
Assim vai este mundo-lobo!

Sem comentários: