domingo, outubro 30, 2005

Pesadelos

A Associação Nacional de Municípios Portugueses, confrontada com a redução de verbas a transferir pelo governo para as autarquias, em consequência dos cortes orçamentais, destinados a reduzir o défice, como compensação, achou por bem propor uma solução genial. Nada mais, nada menos, que aplicar uma taxa aos utilizadores de instalações hoteleiras, que está a ser conhecida como imposto de dormida.
- O que é que eu tenho a ver com isso, dirá o cidadão anónimo, se eu até nunca durmo em hotéis? Este imposto é mais para os turistas estrangeiros, e esses até podem pagar!
- Apesar das associações hoteleiras estarem apenas preocupadas com problemas de competitividade, cuidem-se todos os portugueses, digo eu. Daí esta medida estender-se a todos os locais onde se caia nos braços de Morfeu, vai apenas um pequeno passo. Para que o governo decida alargar o âmbito desta preciosidade a nossas casas, basta que continuemos em crise e os inventores de impostos tomem o freio nos dentes.
Quando eu há dias, e a propósito da Taxa Municipal de Direito de Passagem (aquele imposto que os municípios cobram à PT, e que ela depois recobra de todos nós), fantasiei com a hipótese de virmos a ser colectados com um imposto sobre circulação pedonal, sobre o ar que respiramos ou sobre as nossas descargas fisiológicas, não estava a fazer futurologia, nem tão longe da realidade. Porventura, só acontecerá em Portugal, mas um imposto sobre dormidas em hotéis, por enquanto, talvez não passe de um assalto a forasteiros de passagem, com o extra de uma incómoda noite mal dormida. No entanto, quando se estender a todos os cantinhos onde exista um colchão para reclinarmos o corpo, certamente que se tornará um pesadelo.
Só espero que aquilo que tenho vindo a escrever, tão irónico quanto indignado, não esteja a ser fonte de inspiração para os espíritos preversos, atentos e vigilantes, que pontuam em cada esquina.

Sem comentários: