Portugal e Irlanda, à época da sua integração na CEE/União Europeia, eram dois países com muitos pontos em comum. Muito embora Portugal tivesse uma população de 10 milhões de habitantes, contra os 4 milhões da Irlanda, ambos os países eram considerados periféricos e tinham uma rede viária e infraestruturas obsoletas, sendo que a Irlanda apresentava o dobro da taxa de desemprego de Portugal (16,8% contra 8,8%), enquanto que Portugal detinha um PIB ligeiramente superior (27,6 contra 26,6). Com esta configuração, ambos os países entregaram-se à tarefa de tentarem descolar da incómoda posição de “lanternas vermelhas”, condição que partilhavam com a Grécia e a Espanha.
Assim cada um seguiu o seu caminho. A Irlanda aplicou o grosso dos fundos estruturais europeus, preferencialmente, no ensino, formação e valorização dos seus recursos humanos, isto é, privilegiando as pessoas em primeiro lugar, as suas qualificações e competências, antes de dedicarem atenção à renovação das velhas infra-estruturas e implementação de outras ainda inexistentes. Em resultado disso, vinte anos depois, a Irlanda atraiu investimento estrangeiro, desenvolveu a sua economia numa base sólida e acabou por conquistar o segundo maior rendimento por habitante da União Europeia, com uma taxa de desemprego que é metade da portuguesa. Assim, só agora a Irlanda, depois de ter conquistado desafogo económico e possuir sólidas bases para enfrentar o futuro, se prepara para arrancar em força, com a satisfação das suas necessidades, ao nível das infra-estruturas. A valorização humana sobrepôs-se à fácil política do betão.
Quanto a Portugal, as escolhas foram outras. Centrou a aplicação dos fundos estruturais no desenvolvimento de infra-estruturas, sobretudo viárias e de equipamentos autárquicos, muitos deles de duvidosa indispensabilidade e eficácia, fazendo nascer uma próspera e poderosa indústria do betão, que acabou por se tornar no quase único indicador para medir o estado de saúde da economia portuguesa. Algumas parcelas de fundos comunitários que foram destinados à formação dos recursos humanos, acabaram por se dispersar em projectos de fachada, com nulos efeitos práticos, com a proliferação galopante de pequenas e médias empresas fornecedoras de formação, porém, mais vocacionadas para a captura e desvio das verbas comunitárias, do que para a formação profissional propriamente dita. Quanto à educação, à qualidade e eficácia, sobrepôs-se a necessidade de influenciar as estatísticas, aumentando a qualquer preço a população escolar e a escolaridade obrigatória, porém, negligenciando assim a qualidade desse mesmo ensino. Agora, vinte anos depois, o resultado destas opções está à vista. A agricultura e as pescas deixaram de existir, e as empresas, por não se terem modernizado, acabaram a perder competitividade, ao passo que os investimentos estrangeiros correram a deslocalizar-se para outras paragens. Os trabalhadores portugueses (salvo raras excepções) são considerados os menos qualificados de toda a União Europeia, os salários não progrediram, o desemprego quase duplicou relativamente à taxa irlandesa, o PIB português, mesmo com 10 milhões de habitante, contra os 4 milhões da Irlanda, é apenas de 147,2, contra 160,3. Em contrapartida as auto-estradas, as vias rápidas (dando azo a que os portugueses cheguem depressa às praias algarvias, e também se matem a um ritmo alucinante), as pontes, os viadutos, os estádios, os centros de estágio, as rotundas e outras obras públicas para todos os gostos, proliferaram desenfreadamente, isto sem contar com os planos para o novo aeroporto internacional e a rede ferroviária de alta velocidade, projectos que são vendidos como se de exigências, para uma plena integração no espaço europeu, se tratassem. De facto, o engate da carruagem portuguesa ao comboio europeu, acabou por falhar com estrépito. Agora, vinte anos depois, vem o Primeiro-ministro dizer que a mais recente grande “aposta” (quererá dizer opção?) do governo, vai ser o reforço e aprofundamento da formação e qualificação profissional dos portugueses. Sou de opinião que o Primeiro-Ministro também se deveria ter lembrado de incluir, entre os mais necessitados de um robusto programa de formação e reciclagem, a maioria dos nossos gestores e empresários.
Ainda vamos a tempo ou será isto apenas mais um paliativo, senão mesmo conversa fiada, para atenuar as dores de um parto que nunca aconteceu? Certo é que há vinte anos atrás, escolhemos divergir nas soluções, esbanjámos todos os meios e recursos que foram postos à disposição do país, deixámo-nos contaminar por interesses que nada tinham a ver com os interesses nacionais, e estamos hoje, em quase todas as áreas, bem lá na cauda da União, a divergir cada vez mais, em risco de virmos a ser ultrapassados pelos países recém-admitidos.
Assim cada um seguiu o seu caminho. A Irlanda aplicou o grosso dos fundos estruturais europeus, preferencialmente, no ensino, formação e valorização dos seus recursos humanos, isto é, privilegiando as pessoas em primeiro lugar, as suas qualificações e competências, antes de dedicarem atenção à renovação das velhas infra-estruturas e implementação de outras ainda inexistentes. Em resultado disso, vinte anos depois, a Irlanda atraiu investimento estrangeiro, desenvolveu a sua economia numa base sólida e acabou por conquistar o segundo maior rendimento por habitante da União Europeia, com uma taxa de desemprego que é metade da portuguesa. Assim, só agora a Irlanda, depois de ter conquistado desafogo económico e possuir sólidas bases para enfrentar o futuro, se prepara para arrancar em força, com a satisfação das suas necessidades, ao nível das infra-estruturas. A valorização humana sobrepôs-se à fácil política do betão.
Quanto a Portugal, as escolhas foram outras. Centrou a aplicação dos fundos estruturais no desenvolvimento de infra-estruturas, sobretudo viárias e de equipamentos autárquicos, muitos deles de duvidosa indispensabilidade e eficácia, fazendo nascer uma próspera e poderosa indústria do betão, que acabou por se tornar no quase único indicador para medir o estado de saúde da economia portuguesa. Algumas parcelas de fundos comunitários que foram destinados à formação dos recursos humanos, acabaram por se dispersar em projectos de fachada, com nulos efeitos práticos, com a proliferação galopante de pequenas e médias empresas fornecedoras de formação, porém, mais vocacionadas para a captura e desvio das verbas comunitárias, do que para a formação profissional propriamente dita. Quanto à educação, à qualidade e eficácia, sobrepôs-se a necessidade de influenciar as estatísticas, aumentando a qualquer preço a população escolar e a escolaridade obrigatória, porém, negligenciando assim a qualidade desse mesmo ensino. Agora, vinte anos depois, o resultado destas opções está à vista. A agricultura e as pescas deixaram de existir, e as empresas, por não se terem modernizado, acabaram a perder competitividade, ao passo que os investimentos estrangeiros correram a deslocalizar-se para outras paragens. Os trabalhadores portugueses (salvo raras excepções) são considerados os menos qualificados de toda a União Europeia, os salários não progrediram, o desemprego quase duplicou relativamente à taxa irlandesa, o PIB português, mesmo com 10 milhões de habitante, contra os 4 milhões da Irlanda, é apenas de 147,2, contra 160,3. Em contrapartida as auto-estradas, as vias rápidas (dando azo a que os portugueses cheguem depressa às praias algarvias, e também se matem a um ritmo alucinante), as pontes, os viadutos, os estádios, os centros de estágio, as rotundas e outras obras públicas para todos os gostos, proliferaram desenfreadamente, isto sem contar com os planos para o novo aeroporto internacional e a rede ferroviária de alta velocidade, projectos que são vendidos como se de exigências, para uma plena integração no espaço europeu, se tratassem. De facto, o engate da carruagem portuguesa ao comboio europeu, acabou por falhar com estrépito. Agora, vinte anos depois, vem o Primeiro-ministro dizer que a mais recente grande “aposta” (quererá dizer opção?) do governo, vai ser o reforço e aprofundamento da formação e qualificação profissional dos portugueses. Sou de opinião que o Primeiro-Ministro também se deveria ter lembrado de incluir, entre os mais necessitados de um robusto programa de formação e reciclagem, a maioria dos nossos gestores e empresários.
Ainda vamos a tempo ou será isto apenas mais um paliativo, senão mesmo conversa fiada, para atenuar as dores de um parto que nunca aconteceu? Certo é que há vinte anos atrás, escolhemos divergir nas soluções, esbanjámos todos os meios e recursos que foram postos à disposição do país, deixámo-nos contaminar por interesses que nada tinham a ver com os interesses nacionais, e estamos hoje, em quase todas as áreas, bem lá na cauda da União, a divergir cada vez mais, em risco de virmos a ser ultrapassados pelos países recém-admitidos.
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