domingo, março 08, 2009

Silêncios Atroadores

.
Depois daquelas semanas em que o “gueto” da faixa de Gaza esteve debaixo de fogo contínuo, de repente o conflito quase desapareceu dos meios de comunicação social, para ser substituído pelas andanças do processo eleitoral israelita e a picaresca formação do novo governo, que afinal não vai respeitar quem foi mais votado nas urnas.
Para levar a cabo mais aquele “blitzkrieg” (guerra relâmpago), sob o pretexto da segurança mas com o objectivo de matança de palestinianos, foi aproveitada a janela de oportunidade decorrente da transferência de poderes entre Bush e Obama. Depois disso, quando passou a haver nova autoridade presidencial nos E.U.A. e se abeirou de Israel mais uma batalha, desta vez eleitoral com ida às urnas, toda a gente regressou aos quartéis para sacudir o pó, engomar as fardas e olear as armas, ao passo que os jornalistas passaram a dar atenção a outros cabeçalhos. E continuamos assim, até que o Estado judaico decida nova investida, perante a cínica e hipócrita condescendência do resto do mundo. O texto que se segue diz o que toca a Portugal sobre o assunto.

“As prestações públicas dos órgãos de soberania de Portugal perante a tragédia de Gaza foram lamentáveis, em sintonia plena com o tom dominante da tristíssima cobertura da comunicação social.
O massacre de mais de 1.300 pessoas num pequeno território onde se amontoam um milhão e meio de seres humanos desprovidos de qualquer capacidade defensiva (esta verdade foi escamoteada sem qualquer pudor) foi tratado publicamente segundo os rigorosos e “objectivos” parâmetros da “simetria”, como se frente-a-frente, numa guerra convencional, estivessem dois inimigos com idêntica capacidade de destruição. Simetria, pois, entre o ocupante e o ocupado; entre um dos mais poderosos exército do mundo e uma população desarmada; simetria entre o poder de fogo dos F-16 e a capacidade assassina das novas munições de metal denso e fósforo branco e, do outro lado, foguetes pouco mais que artesanais; simetria entre uma nação apoiada incondicionalmente pelo país mais poderoso do mundo e a quem a “comunidade internacional” tudo perdoa e, do outro lado, um povo pouco menos que isolado e que há 60 anos luta pela criação do seu Estado independente enquanto se debate com acções sucessivas de genocídio.
As posições governamentais portuguesas estiveram a cargo do desastrado ministro dos Negócios Estrangeiros.

A culpa deste desastre diplomático não é verdadeiramente do ministro, mas de quem o encarregou de assumir as posições oficiais do Estado português perante a chacina de Gaza. Muito mais graves e inquietantes, porque permitem um vasto espectro de considerações e até de especulações, são os silêncios do primeiro-ministro e do presidente da República. Num país onde, por tudo e por nada, se recorre à invocação de uma suposta vocação universalista, ao enaltecimento dos pioneirismos abolicionistas em relação à escravatura e à pena de morte e até ao suposto papel principal de Portugal na génese da globalização, o silêncio dos principais dirigentes nacionais perante uma acção de genocídio é atroador. Será que Cavaco Silva e José Sócrates, conhecedores, por certo, da longa limpeza étnica de que os palestinianos são vítimas, conseguem não encontrar qualquer sinal dramático no facto de ser necessário abater mais de 400 crianças e 100 mulheres para enfraquecer o “Hamas”?
Neste silêncio com tonalidades de bloco central não há qualquer divergência política entre Belém e S.Bento.”

Excertos do artigo do jornalista José Goulão, publicado no LE MONDE DIPLOMATIQUE de Fevereiro de 2009, com o título “Da simetria assimétrica aos silêncios atroadores”.

Sem comentários: