quinta-feira, junho 18, 2009

Giroflé, flé, flá

.
A entrevista-brinde que a SIC fez ao primeiro-ministro Pinto de Sousa, também conhecido por José Sócrates, foi um autêntico frete. Deixo aqui uma pergunta: como é possível fazer uma entrevista destas a alguém que é um derrotado das eleições de há uma semana atrás, entrevista essa em que ele se passeou impávido e sereno, em amena cavaqueira com uma jornalista que parecia atacada de sonambulismo, a repetir, para quem o quisesse ouvir, o relambório das grandes medidas dos quatro anos da sua (des)governação, que a inesperada crise mundial, veio corromper? Fora isso, disse ele, estamos bem e recomendamo-nos.
Como é possível que a entrevistadora consiga passar quase 1/3 da entrevista a questionar o primeiro-ministro sobre os casos de polícia do BPN e do BPP, como se o primeiro-ministro fosse administrador dos ditos, responsável pela regulação da actividade bancária, coisa que compete ao Banco de Portugal e ao seu governador, ou investigador da polícia. Em contrapartida, sobre a justeza ou não da nacionalização do BPN, nada foi dito ou perguntado. E também ninguém lhe perguntou, com a adequada veemência, quais as lições ou consequências políticas que resultam da sua derrota nas eleições europeias. Ele limitou-se a dizer, com a falsa modéstia com que se enroupou nos últimos dias, que o desgaste do governo é um estímulo para continuar em frente com a mesma determinação, pois "o objectivo do PS é fazer uma coligação com o país" e que "os portugueses sabem que o PS nunca abusou do poder" (ora toma!).
No auge daquele exercício de falsa humildade, até teve o descaramento de afirmar (pasmem, senhores!) que talvez tenha havido algumas falhas de “comunicação”, dando azo a que muitos dos objectivos das suas medidas e reformas fossem interpretados como perseguição a certos sectores profissionais. Depois, igual a si próprio, com a nova postura bem afivelada, veio dizer que só falhou num aspecto (imaginem senhores!), no investimento com a “cultura”, como se com mais “cultura” passássemos a ter o estômago mais composto, mais euros para pagar as contas da água, do telefone, do gás, da electricidade, do infantário e da renda da casa.
A entrevistadora deixou que o vendilhão tomasse o freio nos dentes, e não fez nada para o contrariar. Na verdade, e contra aquilo que é habitual acontecer nas entrevistas, quem a conduziu foi Sócrates, empurrando o discurso para os seus terrenos de eleição, onde não responde a nada, limitando-se a matraquear a seu bel-prazer, debitando a sua costumeira e já requentada propaganda, como a velha cançoneta do equilíbrio das contas públicas, feito à custa do agravamento dos impostos e da redução do nível de vida dos portugueses, ou aquela de o governo ter facilitado os exames, logo reflectindo-se os resultados nas estatísticas, coisa que para Sócrates é apenas uma grande vitória do governo, e não a redução de exigência e qualidade do ensino. Já agora, também ficámos a saber que o investimento do Alqueva passou a estar mais vocacionado para investimentos turísticos, do que para dar forma ao plano de rega alentejano.
A SIC bem pode limpar as mãos à parede com o “serviço público” que disponibilizou ao país, ao fazer uma entrevista a um primeiro-ministro que se encontra confrontado com um primeiro sinal de rejeição por parte do eleitorado, mas onde se falou de tudo menos de cenários políticos, de política e de políticas. Enfim, sem ser estorvado com perguntas incómodas, Sócrates, a fera supostamente amansada, esteve nas suas sete quintas, a passear-se pelo jardim da Celeste, giroflé, flé, flá.
Depois disto os portugueses podem ficar descansados. Continuarão a ficar sem resposta para as suas inquietações e desconfianças.

Sem comentários: