terça-feira, junho 02, 2009

Revolutionary Road

.
Ano: 2008
Director: Sam Mendes
Argumento: Justin Haythe (screenplay)
Richard Yates (novel)
Género: Drama, Romance
.
Elenco:
Leonardo DiCaprio ... Frank Wheeler
Kate Winslet ... April Wheeler
Michael Shannon ... John Givings
Ryan Simpkins ... Jennifer Wheeler
Ty Simpkins ... Michael Wheeler
Kathy Bates ... Mrs. Helen Givings
Richard Easton ... Mr. Howard Givings
Sam Rosen ... Party Guest #7
Maria Rusolo ... Party Dancer #1
Gena Oppenheim ... Party Dancer #2
Kathryn Dunn ... Party Dancer #3
Joe Komara ... Party Dancer #4
Allison Twyford ... Party Dancer #5
David Harbour ... Shep Campbell
John Ottavino ... Other Actor in the Play #1
.
Duração:119 min
País: USA, UK
Idioma: Inglês
Cor: Cor
Formato:2.35 : 1
Som: Dolby Digital - DTS - SDDS
Locais das Filmagens: Beacon Falls, Connecticut, USA
.
(Dados recolhidos do IMDb – The Internet Movie Database)
.
Meu comentário:
Ao longo das nossas vidas, em maior ou menor grau, todos nós experimentámos insatisfações, mais ou menos semelhantes às de April Wheeler (Kate Winslet), esposa e mãe de dois filhos. Tal como ela, tivemos momentos em que a intenção de cortar com tudo, com a família, com o bairro, com a cidade, com o país, é um apelo tão forte, que esboçamos projectos, uns mais vagos que outros, a partir dos quais almejámos inflectir o rumo das nossas vidas, reequacionando o futuro, dispostos a tudo, porém, avaliando sempre as vantagens que podemos colher entre a segura mediania de um lar convencional, mais ou menos estável, e os riscos de ousar mudar, mesmo que sem um objectivo bem definido.
Revolutionary Road debruça-se sobre um desses casos. Acompanha a vida conjugal de uma mulher inconformista, que rejeita uma vida familiar convencional, típica dos subúrbios da classe média americana dos anos cinquenta do século passado, viveiros de mediocridade, frustrações e depressões, com os seus próprios rituais e regras dominantes, a enfeitarem as vidas de esposas e mães ocupadas com os filhos e as lides domésticas, e os maridos empenhados no vai-vem do casa-trabalho-casa. Eram pequenos mundos, onde alguém que se afoitasse fora dos estereótipos que a comunidade tivesse convencionado adoptar como modelo, acabava por ser considerado uma anomalia, um corpo estranho, algo que tende a subverter os hábitos e a desequilibrar a harmonia dessa mesma comunidade. E se isso acontecesse com uma mulher, pior um pouco.
Revolutionary Road intromete-se na vida dessa mulher que investiu todas as suas energias num projecto de mudança, que não abdica do seu sonho de ruptura, e que se debate contra a passiva condescendência do marido, um cauteloso e prudente Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio), um maridinho quase perfeito, íntima e cinicamente empenhado em sabotar aquele projecto de mudança, primeiro com o aparecimento de uma nova e inesperada gravidez de April, depois com a perspectiva de uma ascensão profissional, acrescida das compensações de uma prometedora aventura extraconjugal. E o filme vai dissecando até ao tutano a história dessa mulher que se esforça por transformar o cônjuge num aliado, tentando ganhá-lo para a sua causa, mas em vão. A cena em que ela adverte que aquela história que o marido estava a contar ao serão, partilhado com o casal de vizinhos, era a repetição da que tinha contado no ano anterior, ilustra bem o espírito que pairava sobre aquele grupo, e o drama conjugal que se avolumava, feito de rotinas enfadonhas, amarras, farsas, pequenos desvios e intermináveis repetições.
Depois ficamos a perceber que há seres humanos tocados pelo inconformismo, que quando confrontados com os primeiros obstáculos, acabam por se resignar e voltar ao redil. Dos restantes, uns conseguem superar-se e passam, triunfantes e realizados, para o outro lado, ao passo que os outros, os que fracassam, mas sem se darem por vencidos, acabam a desmontar os seus afectos, precipitando-se no abismo, que pode ter múltiplas e insuspeitas formas. April Wheeler pertencia a este último grupo.
Por isso, Revolutionary Road é um objecto fílmico de excepcional qualidade, que no seu intencional ritmo lento e repetitivo, não faz mais do que levar-nos a fazer uma soberba visita guiada ao tal abismo, transmitindo-nos as várias fases e labirintos por que passam os sentimentos de derrota e castração. O último gesto da última cena é de uma perfeição e clarividência atroz, devolvendo o silêncio à sua máxima expressão e dimensão.
A realização perfeita e cuidada de Sam Mendes é coroada com as magníficas e inesquecíveis interpretações de Kate Winslet e de Leonardo DiCaprio, num filme que não pretende recrear, mas sim convidar a reflectir. Assim, Revolutionary Road é, do primeiro ao último minuto, cinema com letra maiúscula!
.
(Comentário publicado no site CINEMA PTGATE em
http://cinema.ptgate.pt/ )

Sem comentários: