segunda-feira, fevereiro 01, 2010

É Uma Série Portuguesa, Com Certeza…

.
Recebi por e-mail a seguinte informação:

CHEGA a notícia de que está em preparação uma série televisiva que passará na Rádio Televisão Portuguesa (RTP) em Outubro, por altura da comemoração do 100º aniversário da Proclamação da República - série que, em oito episódios de 50 minutos cada, se propõe falar-nos de «cem anos de política portuguesa, entre 1910 e 2010».
Ora aí está uma excelente ideia!

A notícia prossegue, informando que esses cem anos chegar-nos-ão «através do olhar privilegiado de Mário Soares», que é «a personagem principal» da série e que nos «vai contar as suas memórias».
Ora aí está como se estraga uma excelente ideia!

A notícia diz, também, que «o testemunho de Mário Soares será, depois, cruzado e confrontado com os testemunhos de outras personagens» pertencentes «a todos os quadrantes políticos».
Lendo os nomes dessas «outras personagens» constata-se que estão lá «todos os quadrantes políticos»... menos o dos comunistas...
Ora aí está no que uma excelente ideia pode dar!

Quem está a realizar a série é um cineasta sobrinho de Mário Soares, de seu nome Mário Barroso - apoiado numa «equipa ecléctica de oito intelectuais», ou seja: também pertencentes «a todos os quadrantes políticos».
Lendo os nomes dos oito eclécticos constata-se que nenhum deles é comunista - nem pouco mais ou menos...
Ora aí está a ideia!...

Posto isto, está-se mesmo a ver o que aí vem: é uma série portuguesa, com certeza, é com certeza uma série portuguesa...

NOTA – Estarei atento, aguardando pela exibição da prometida série, sobre cem anos de política portuguesa, entre 1910 e 2010, em que a estrela da companhia será Mário Soares, para avaliar do rigor e credibilidade de tal trabalho, e tecer o meu comentário.

Sem comentários: