domingo, fevereiro 25, 2007

20 Anos

A
Zeca Afonso deixou-nos há 20 anos. Relembremos dois dos seus poemas, e vejam só a falta que ele nos faz!
A
Fui à beira do mar
A
Fui à beira do mar
Ver o que lá havia
Ouvi uma voz cantar
Que ao longe me dizia
A
Ó cantador alegre
Que é da tua alegria
Tens tanto para andar
E a noite está tão fria
A
Desde então a lavrar
No meu peito a Alegria
Ouço alguém a bradar
Aproveita que é dia
A
Sentei-me a descansar
Enquanto amanhecia
Entre o céu e o mar
Uma proa rompia
A
Desde então a bater
No meu peito em segredo
Sinto uma voz dizer
Teima, teima sem medo
A
Os Vampiros
A
No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vem em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada
A
Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada
A
A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas
A
São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada
A
No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada
A
Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada
A
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Torres

Só uma correcção, Os Vampiros não é do Zeca, foi eu que o cantei nequele celebre jantar na parede! Lembra-se?

Um Abraço
SRua