domingo, fevereiro 04, 2007

Registos

R
Verdades e Mentiras
Helena Matos referindo-se às baboseiras que o ministro Pinho andou a propagar na China, queixou-se dizendo o seguinte: “Peculiares tempos estes em que nos indigna não que um ministro minta, mas sim que ele diga a verdade”. Do meu ponto de vista, o problema não está que o ministro tenha dito a verdade LÁ FORA, mas sim que ele, mais os restantes membros do governo, sobre o mesmo assunto, tenham andado a mentir CÁ DENTRO.
R
Socialismos
José Saramago, comentou a actual governação do seguinte modo: “Não vale a pena pensar que se está a fazer [em Portugal] uma política socialista. Eles próprios [os governantes] são suficientemente sérios para não dizerem que isto é socialismo”. Pois bem, talvez seja pior que isso! O que temos andado a assistir é a um grande embuste, feito com muito aparato desinformativo: as “grandes reformas” que eles andam a fazer, vão sendo levadas a cabo sob os auspícios de uma ideia de “socialismo moderno”, que nos é vendida todos os dias, como a melhor e mais justa das soluções, mas que nunca ninguém explicou muito bem o que é.
R
Compensações
Os crimes de abuso de confiança fiscal, isto é, todos os contribuintes com dívidas ao fisco ou segurança social, correm o risco de serem amnistiados, porque as alterações aprovadas no âmbito do Orçamento de Estado de 2007, ao criarem novas condições, tal como a obrigatoriedade de notificação dos prevaricadores, determinam o indulto dos que não estão abrangidos pelo novo esquema. E ainda há quem diga que o crime não compensa. Ai compensa, compensa!
R
Confissões
É o próprio Bagão Félix, ex-titular da pasta das Finanças, que o diz, em declarações a uma publicação sobre economia, a propósito das lautas remunerações de alguns quadros da administração pública, entre os quais Paulo Macedo, director-geral dos Impostos. “Disse-lhe [ao Paulo Macedo] que, com tanta polémica em torno do seu ordenado, podíamos continuar, mas dando mostras de que se tinha modificado o seu vencimento. A ideia era introduzir na remuneração uma parte fixa e variável, mas nunca afastá-lo”.
Não é preciso ir mais longe; é o próprio autor da artimanha, muito pródigo em se assumir como apóstolo da moral, que se gaba de a ter feito, desprezando as consequências e elucidando como se contornam as tabelas salariais para a função pública, ou se subverte a legislação que limita as remunerações de quem já é reformado, impondo a opção de ver reduzida a pensão ou o vencimento.
Além disso, nada nos diz que aqueles disputados personagens, detentores de tanto êxito, saber e competência, sejam modelos únicos e insubstituíveis, e que as mesmas condições que foram postas à sua disposição, se usadas por outros, não teriam dado os mesmos ou melhores resultados, por muito menos dinheiro.
R
Leilões
Depois do fim do serviço militar obrigatório e da profissionalização das forças armadas, acrescidas das sistemáticas alienações do património imobiliário militar (a última é a do edifício da Messe dos Militares de Lagos), só faltava agora a empresarialização (leia-se semi-privatização) das estruturas militares, como por exemplo, o Arsenal do Alfeite. Para levar esta operação a cabo, foi encomendado um estudo a Carlos Veiga Anjos (ex-presidente da administração de Cahora Bassa), que pelo mesmo vai receber a modesta verba de 95.000 euros, a qual corresponde a mais do dobro do vencimento do Presidente da República. Bem vistas as coisas, seria muito mais fácil leiloar o país em hasta pública.
R
Distracções
O Presidente da República costuma indultar, como é tradição no Natal, de um lote de processos que lhe são apresentados pelo ministro da Justiça, um certo número de indivíduos com pena parcialmente cumprida, bem comportados e não reincidentes. Desta vez a sorte recaiu sobre um empresário da noite, já condenado por vários crimes, actualmente foragido em Moçambique, e com mandatos de captura pendentes, nacionais e internacionais. O facto está a provocar escândalo.
Pergunta-se: quais os critérios que norteiam a triagem, para que na selecção a levar ao presidente, seja incluído um indivíduo deste gabarito e com tal currículo?
Acho que este esquecimento, omissão ou distracção deveria ser objecto de investigação. Os seres humanos são todos feitos da mesma massa, e a corrupção não é exclusiva de todos os outros, com excepção daqueles que se movem no aparelho judicial.

Sem comentários: