terça-feira, fevereiro 13, 2007

Sobras do Referendo

S
Finalmente “SIM”!

O “SIM”, depois de ter convencido acabou por vencer, e por uma margem suficientemente significativa. Finalmente, depois de muitas décadas de histórias e cenas aviltantes, nada voltará a ser como dantes! Agora, esperemos que o governo cumpra o que prometeu, e não venha depois roer a corda, com as desculpas e argumentos do costume.

Agente Duplo

Houve um momento em que vi Sócrates a comportar-se como um agente duplo, quando disse que votar no “SIM” era um sintoma de “progresso e modernidade”, banalizando e reduzindo a escolha, a manter ou não, o país entre o lote dos países mais conservadores, na questão da interrupção da gravidez. Deu assim um pretexto aos apoiantes do “NÃO” para o acusarem de entender e valorizar a questão do aborto, mais como matéria de prestígio nacional, que de condição humana.

O Grande Exorcismo

Na sequência dos resultados do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, a igreja católica, apostólica, romana, vai ter um trabalho colossal. Conforme foi prometido por alguns clérigos, vai ter que excomungar, nada mais, nada menos, que 2,282 milhões de patriotas, isto é, todos os votantes da opção “SIM”. Para sentenciar tanto herege, o clero irá ter que fazer um extenuante trabalho extraordinário. No entanto, tal como nos despedimentos, poderá simplificar o processo, optando pelo esconjuro colectivo…

O Grande Inquisidor

Vai ficando de pé a ameaça censória do “grande inquisidor” Gentil Martins, o qual afirma que um médico que efectua abortos não deve ser tratado como médico, mas apenas como um simples licenciado em medicina. Os médicos, a sua Ordem e os seus Sindicatos, terão uma palavra a dizer sobre este desmando, ou então lá teremos médicos com braçadeira e médicos sem braçadeira.

Conclusões

De 1998 para 2007, nota-se que houve uma significativa evolução do eleitorado, no que respeita à controversa matéria do aborto, e isso reflectiu-se nos resultados do referendo, onde o “SIM” averbou uma vantagem de perto de 20% sobre o “NÃO”. Onde continua a não haver nada de novo, é no que diz respeito à posição e comportamento da igreja católica, que insiste em querer condicionar e controlar os espíritos, com argumentos medievalóides, muito embora se veja que já não é escutada com a mesma reverência, continuando em declínio a sua antiga influência. Como diz o Carlos Esperança, “A vitória do “SIM” veio resolver um grave problema de saúde pública e mostrar que Portugal já não é um protectorado do Vaticano”. O direito canónico tem que voltar a ser aplicado apenas à sociedade eclesiástica, e não a estender a sua autoridade, ilegitimamente, à sociedade civil. Quanto àquela fatia da sociedade que se reflecte nos 56% de abstenções, permanece indiferente a este tipo de problemas (tal como a muitos outros), gostando de desculpar-se de não terem ido à assembleia de voto, com o regresso da praia que ficou para tarde, com as inclemências do tempo chuvoso ou com o extravio do cartão de eleitor.

Sem comentários: