terça-feira, fevereiro 27, 2007

Nós, os Milionários!

N
Elaborando falsos argumentos que depois são magistralmente explorados, o governo de Sócrates tem-se tornado um especialista em colocar portugueses contra portugueses, ao mesmo tempo que avança com promessas de corrigir o que, em seu entender, está mal. O exemplo mais recente desta táctica, tem a ver com a manobra de envolvimento que tem por finalidade considerar os Certificados de Aforro (CA), um tipo de poupança próprio de pessoas com grande poder económico, e que à custa do Estado possuem gordas carteiras desses certificados.
Acontece que num recente estudo realizado pela Associação Portuguesa de Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin), os CA são considerados mais baratos que as obrigações e bilhetes do Tesouro e correspondem ao perfil do pequeno ou médio investidor, que pretende um produto seguro, de simples compreensão, que conjugue uma grande liquidez com o incentivo à poupança por períodos longos. Assim, acaba por ser um produto financeiro a que recorrem muitos idosos e reformados, para acautelarem as suas poupanças.
Ora o governo de Sócrates, na sua infinita sabedoria, não está nada de acordo com estas conclusões. Diz ele, baseado em não se sabe bem o quê, que os CA são o instrumento de dívida pública mais caro disponível em Portugal, já que metade do seu volume está concentrada em carteiras superiores a 100 mil euros, logo, os CA serão, por excelência, um investimento de ricos. E como este governo diz que não está disponível para andar a alimentar a gritante injustiça de andar a financiar a gula dos portugueses abastados, está a pensar seriamente em reduzir os seus encargos, cerceando as margens de remuneração do produto.
Tomem nota: a D.Quitéria, septuagenária e viúva, que lá vai conseguindo amealhar uns parcos tostões em CA, para que não precise de recorrer aos filhos ou aos netos, quando for altura de ir para o lar de idosos, é, na óptica deste governo, uma pessoa rica. O Sr. Albano, reformado da CUF, que há longos anos reverte sempre o subsídio de férias e mais algumas magras economias em CA, também é um abastado investidor. E todas aquelas pessoas de porte modesto, que vemos nas estações dos correios, seja a subscreverem ou a resgatarem umas poucas de unidades, para equilibrarem os seus acanhados rendimentos ou terem o seu pequeno devaneio, não passam de sôfregos agiotas a viverem à grande e à francesa, à custa do Estado, isto é, de todos nós. Em resumo, este governo de refinados malandrins, tenta convencer-nos que os CA são uma poupança injusta, porque dá altas rentabilidades a investidores com um perfil acima da média, logo, para além de só trazer prejuízos ao Estado, ainda andará a beneficiar os “ricos” em prejuízo dos “humildes”, estes sim, com quem o governo naturalmente se solidariza e deseja proteger. As razões para isto, são por demais evidentes: com esta manobra de envolvimento, desacreditação e emagrecimento dos CA, e do efeito psicológico que isso terá sobre os aforradores, o governo, astutamente, está a abrir caminho para que ocorra uma migração das poupanças, que hoje se encontram convertidas em CA, para outros produtos, sobretudo os disponibilizados pelos “velhos amigos” da banca privada. A indisfarçada promiscuidade a que se assiste, nos últimos tempos, entre o governo e a finança, pode muito bem ser a razão desta subtil e maquiavélica manobra.

Sem comentários: