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A novela “A Dália Negra” de James Ellroy, baseada num caso de polícia verídico, ocorrido em meados dos anos 40 do século passado, em Los Angeles, foi um êxito nos E.U.A.. Transposta para o cinema, gerou um filme pretensamente “noir”, que é um desastre. O realizador Brian De Palma (o mesmo de obras admiráveis como Os Intocáveis, Carrie e Scarface) não conseguiu condensar em 2 horas um caso simples e prometedor, que o pretensiosismo tornou confuso e quase ilegível em termos cinematográficos. A certa altura da acção, semeada de coincidências absurdas que entram na intriga sem pedir licença, sentimo-nos confusos e perdidos, situação que só muito atabalhoadamente é superada. Aquilo não é um filme, é um emplastro! Salva-se a recriação da época, algumas cenas que oscilam entre o bizarro, o empolgante e o quase genial, mais os actores que se esforçaram por serem convincentes (sobretudo a Scarlett Johansson e a Hilary Swank), num trabalho que, no conjunto, não convence, antes desilude.
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