domingo, agosto 02, 2009

Naquele Dia, Afinal…

ESTAVA EU no passado dia 17 de Julho, em amena cavaqueira com o meu amigo Carlos MN, frente a uns nacos de leitão, acompanhados de um simpático espumante rosé, quando ao tentar avivar memórias passadas lhe perguntei:
- Lembras-te, quando estávamos no 2.GCAM, à espera de transporte para África, daquela noite que passámos na messe, o célebre dia 21 de Julho que se comemora já para a semana, a assistir, pela noite dentro, à alunagem da Apollo 11?
- Oh, se me lembro, retorquiu ele. Passámos o tempo a caturrar, a propósito de livros, de música e outras coisas, ao mesmo tempo que íamos seguindo a reportagem em directo, com aqueles bips em fundo, e o diálogo fanhoso dos astronautas e dos controladores em Houston.
- Pois foi, e se lá pernoitámos no quartel foi porque tínhamos um qualquer serviço para cumprir de madrugada, talvez chefe de viatura para ir distribuir o pão pelos conventos e quartéis de Lisboa e arredores, sargento de dia, de piquete, ou qualquer outra coisa, eu sei lá, isso já não me lembro, acrescentei eu. - Prometo-te que vou contar isso no meu blog, pois tenho a coisa presente como se fosse hoje.
Regressado a casa comecei a alinhavar o texto, porém, nestas coisas, como não prescindo de ser rigoroso (porque a memória também nos atraiçoa), fui consultar a minha velha caderneta militar e constatei que as datas de apresentação e permanência no 2.GCAM não coincidiam com as nossas recordações. Feitas as respectivas consultas e pesquisas, acabei por enviar ao meu amigo Carlos um e-mail que rezava mais ou menos assim:
Caro CARLOS:
Vou repor a verdade. Depois de consultar a minha “viuvinha” concluí o seguinte: se está lá nos assentos que fui transferido para o 2º. GCAM em 29 de Setembro de 1969, para vir a embarcar rumo a Angola (eu no "PÁTRIA" em 14 de Fevereiro de 1970, tu no “VERA CRUZ” algum tempo depois), nunca podia ter assistido contigo à alunagem da Apollo 11 em 21 de Julho de 1969, pois além de ainda não ter sido transferido para aquela unidade, nem sequer nos conhecíamos. Portanto, depois de uma pesquisa às datas das subsequentes missões Apollo, concluí que a alunagem que testemunhámos, foi mais exactamente a da Apollo 12, que ocorreu quatro meses depois da Apollo 11, mais exactamente em 19 de Novembro de 1969, uma quarta-feira. O prometido post sobre este tema, ou vai para o ar um dia destes, ou fica adiado para a respectiva data aniversária.
Pois é, como não gosto de adiar nada, fica já hoje reportado o equívoco. Aquilo que eu pensava ter ocorrido em Julho, aconteceu sim senhor, mas quatro meses depois.
Corrigidas as datas, e reposta a verdade, vai fazer em 19 de Novembro quarenta anos, que eu e o meu amigo Carlos, também lá estivemos na superfície lunar, com imagens a preto e branco, e uma distância de 384.405 quilómetros a separar-nos da assombrosa realidade.

Sem comentários: