sexta-feira, janeiro 26, 2007

O Futuro e a Biomassa

O
O governo não precisa que ninguém o gabe ou elogie, pois ele próprio se encarrega de se auto-promover, umas vezes dizendo meias verdades e queixando-se amargamente das circunstâncias, outras vezes fazendo a festa com foguetes alheios ou já estourados. Talvez influenciado pelas paupérrimas prestações do socorrismo na zona do Alentejo, que no espaço de 15 dias contabilizou 2 mortes por assistência ausente ou negligente, o ministro da Saúde, exibindo o seu semblante de perigo para a saúde pública, veio reconhecer perante o país, que não consegue dar uma cobertura básica de urgência a nível nacional. No caso particular dos alentejanos, que já alvitram voltar a recorrer aos “endireitas” e às “mesinhas”, na melhor das hipóteses, diz o ministro, irá contratar médicos estrangeiros para satisfazer os alentejanos, que por este andar, um dia destes serão menos que os estrangeiros que por cá arribam. Nestas coisas elementares da saúde dos portugueses, este ministro comporta-se como um mau cantoneiro a remendar uma estrada cheia de buracos: mais uma ambulância com tripulação para aqui, mais um desfibrilador para acoli, e “viva o velho”. E se a solução “quiropática” não tiver êxito, ou os médicos estrangeiros faltarem à chamada do ministro, na pior das hipóteses, sempre se pode pedir à ONU, à AMI ou aos MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, para virem até cá montar uma intervenção humanitária… Na verdade, não lembra a ninguém que o ministro da Saúde ande por aí a envolver-se com problemas de “lana caprina”, que até podiam ser resolvidos pelo fiel do seu economato. As preocupações deste ministro sempre foram, são e sempre serão, os grandes projectos reformistas, entre os quais está a pérola desta rábula do socialismo moderno, que dá pelo nome de privatização do INEM, com a qual se inverterá a tendência para que a cobertura sanitária de emergência do país regresse aos tempos heróicos do século XIX.
Se o ministro da Saúde andou a queixar-se da míngua de recursos, como se os contribuintes fossem culpados da sua inoperância, quanto ao primeiro-ministro Sócrates, veio até à Assembleia da República, dar mais um espectáculo com foguetes queimados e projectos que andaram a marinar. Com as suas preocupações e energias viradas para o problema das alterações climáticas, e disposto a avançar com acções centradas na poupança e reconversão energéticas, disse que ia levar para a frente um projecto de construção de mais barragens hidroeléctricas, propor o encerramento de centrais térmicas poluentes, incentivar a exploração de combustíveis vegetais, continuar com o incremento do parque eólico e avançar com menor tributação de lâmpadas economizadoras de energia, ideias acabadinhas de sair da prancheta do reformador de turno. É um ambicioso conjunto de medidas amigas do ambiente, que ninguém sabe, atendendo à escassez de relatórios sobre o que tem sido feito, em que medida afectarão o nosso compromisso com Quioto. Estas medidas não são novas, estando muitas delas já previstas no Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC). São a recuperação de intenções congeladas ou esquecidas que, depois de puxado o brilho, funcionam às mil maravilhas para mais um exercício de esplendor reformista. Por outro lado, continuar a dizer que se vai privilegiar os transportes públicos, em detrimento do transporte particular, quando o que se continua a fazer é desincentivar a sua utilização, reduzindo a oferta desses mesmos transportes, seja pelo preço, quantidade e qualidade, não passa de uma falácia. Que o digam os utentes dos STCP. E já agora, porque não falar da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada de mandar suspender a co-incineração de resíduos industriais perigosos na cimenteira do Outão, até à realização de novo estudo de impacte ambiental? Sobre isso, diz José Sócrates que o governo vai recorrer da decisão, pois é ridícula a emissão de matérias perigosas para a atmosfera, quase nada diferindo da queima de resíduos banais. Como se pode ver, em matéria ambiental, as preocupações e boas intenções de Sócrates volatilizam-se, como por encanto, quando se abordam assuntos relacionados com a co-incineração.
Diz o primeiro-ministro que quanto à biomassa, tem alguma esperança que aumente o seu contributo para a produção de energia eléctrica. Nesse capítulo, sugiro que seja efectuada uma ligação directa aos lavabos dos gabinetes ministeriais. Estou em crer que os resultados seriam surpreendentes. Pensando bem, se calhar em Portugal, o futuro está na biomassa.

Sem comentários: