domingo, janeiro 28, 2007

Vai ser Um Festim

V
Até agora, o principal motivo que os governos apontavam para privatizar algo, é aquele que sustenta dever ser alienado tudo o que dá prejuízo. Com este governo surgiu um novo argumento: garantir a atractividade para os capitais privados, isto é, privatiza-se um equipamento ou entidade altamente rentável, para que os investidores se sintam motivados para investirem em obras associadas a essa entidade, os quais só serão rentáveis a médio ou longo prazo. É este o caso da ANA-Aeroportos de Portugal, a empresa que gere a actividade aeroportuária em Portugal (sete aeroportos), a qual irá será alienada em 50% mais uma acção, a fim de atrair e tornar apetecível, para os futuros candidatos, o envolvimento no faraónico e controverso investimento do novo novo aeroporto da OTA. Depois da dúzia, também aos pares é mais barato! A decisão já está tomada, porém, o governo ainda desconhece qual é o valor real da ANA, a qual, além de Lisboa, também gere os aeroportos do Porto, Faro, quatro unidades nos Açores, além de deter 40% de participação nos aeroportos do Funchal e Porto Santo.
Fora desta privatização estão os terrenos do actual aeroporto da Portela (Lisboa), o que é compreensível. Os amigos da especulação imobiliária, só de ouvir falar neles, ficam de olhos vidrados e babam-se como o cão de Pavlov. Depois da ANA irá a TAP, e o que mais houver para traficar, até ao baque final. O que nos vale é que tudo o que é privatizável, também é nacionalizável. Até lá, vai ser um festim!

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