sexta-feira, janeiro 23, 2009

A Máquina do Tempo (5)

.
NO DIA 7 de Setembro de 2006, quinta-feira, este post do blog SABER A VERDADE, que aparece na lista de links aqui do lado esquerdo, dizia o seguinte:

Aviso de Tempestade

Aquilo que já venho a dizer há tanto tempo já está confirmado pelos media oficiais, ou seja passou de teoria endoidecida a aviso oficial. Quer o Bloomberg, quer a BBC e a Sky, bem como a CNN fizeram especiais de informação sobre o fim da bolha imobiliária e as suas consequências. Até a TF1 francesa o fez e apenas para o mercado francês. Parece que agora é que são elas, pelo menos para eles porque para mim isso já era claro há muito.
Depois temos o Dow Jones com valorizações das chamadas small caps (acções de empresas pequenas que ninguém conhece) na ordem dos 170% em 3 meses. Estas acções sao usadas puramente como especulativas pois por terem um valor tão baixo são facilmente influenciáveis e os ganhos são bem maiores. Uma valorização de 3 cêntimos numa acção que vale 50 cêntimos equivale a 6% ao passo que os mesmo 3 cêntimos de valorização numa bluechip, por exemplo que custe 50€ não passa de uma valorização de 0,00006%.
Ora, estas valorizações das small caps em conjunto acontecem sempre quando estamos ou no fim ou muito perto do fim de uma bolha e significa por isso que a bolha irá rebentar brevemente. Porquê? Porque no ultimo fôlego de uma bolha os investidores estão viciados em ganhar muito dinheiro com as suas transacções e as bluechips começam a enfraquecer os seus ganhos. Levados por este impulso de continuar a ganhar o mesmo que até aí viram-se para estas acções mais especulativas.
O aviso de tempestade está então lançado oficialmente. Procurem abrigo e mantimentos.
.
Continuarei a fazer mais transcrições deste blog, devidamente autorizadas pelo autor.

Sem comentários: