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"65º. dia - Ushuaia e Cabo Horn”
Excerto do DIÁRIO DE BORDO do Comandante Pedro Proença Mendes, Comandante do NRP SAGRES, ao 65º. dia da terceira viagem de circum-navegação deste navio-escola.
"O programa da chegada a Ushuaia era simples: fazer uma passagem com algumas velas na Punta Escarpados às 14:30 e depois fundear até à manhã seguinte em que se procederia às manobras de atracação. O vento forte que vínhamos a sentir de proa não nos permitiu cumprir com esta solicitação tardia da organização e fizemos uma passagem com todo o pano latino ao pôr-do-sol aproveitando a acalmia do vento ao abrigo da baía da cidade. Entretanto chegaram as últimas previsões meteorológicas que davam vento muito forte para o período das atracações e foi antecipada a manobra para a noite. Continuámos a navegar muito lentamente com os latinos e algumas palhetadas de hélice, oferecendo o espectáculo às muitas pessoas que compareceram na marginal. As condições eram óptimas e carregámos o pano a 10 metros do cais sendo depois empurrados por um rebocador para completar a manobra.
Na madrugada seguinte ainda conseguiram atracar os navios que tinham ficado mais para trás, o "Cisne Branco", o "Capitan Miranda" e o "Simon Bolivar". Mas o "Cuauhtemoc" já foi apanhado no Canal de Beagle pelos fortes ventos de 50 nós que estavam previstos e só atracou às 23:30 deste segundo dia. Ficou assim completada a frota a que se juntaram o "Europa" e o "Xplorer". Ambos veleiros charter que fazem cruzeiros à Antárctida a partir de Ushuaia e que aproveitaram o fim da época para seguir com a Sudamérica. O "Europa" é uma pequena barca transformada a partir de um barco-farol com 99 anos, com quem nos encontrámos em 2008 na Cidade do Cabo e em 2009 em Boston, Halifax e Belfast. O "Xplorer" é um iate de 20 metros. São comandados por um holandês e um australiano, respectivamente.
À chegada fomos recebidos por uma banda e pelo Comandante da Área Naval Austral e comitiva, a quem oferecemos um Moscatel bem português.
O dia 20 começou com a preparação do navio para a estadia - iluminação de gala instalada, amarelos areados, baldeações e arranjos. Seguiram-se passeios turísticos para as tripulações que incluíam almoços típicos e que se repetiram nos dias seguintes. À tarde, a já tradicional apresentação de cumprimentos e conferência de imprensa dos comandantes, com muita adesão dos órgãos de comunicação.
(...)
O último dia de porto começou com a Reunião Pré-largada em que confirmam os planos de largada, a navegação e as previsões meteorológicas, e em que os organizadores do porto seguinte o apresentam e discutem pormenores da respectiva estadia. Seguiu-se uma homenagem por representantes das guarnições ao Comandante Luis Piedrabuena, um herói da assistência e salvamento marítimo nestas terríveis águas. O almoço de despedida da Marinha Argentina aos Comandantes teve como menu a iguaria local que nos faltava provar - o cordeiro fueguiño (da Terra do Fogo) assado no churrasco e servido em grelhadores para manter a sua temperatura. Foi servido no restaurante da estância de inverno "Las Cotorras" situado a 30 km da cidade.
No cais, os navios continuavam a receber milhares de visitas e preparava-se um concerto de bandas dos navios e da Marinha.
Ao final da tarde chegou a comitiva que viria representar Portugal nas comemorações da Argentina e do Chile. O Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar (SEDNAM), Dr. Marcos Perestrello, e o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Melo Gomes, participaram na Recepção de despedida do último porto Argentino a bordo da "Sagres" e fazem o trânsito para Punta Arenas onde participam nas cerimónias do primeiro porto do Chile, com especial destaque para a entrega do busto de Fernão de Magalhães que nos acompanha desde Lisboa.
A recepção foi um sucesso completo pois contou com a presença das mais altas entidades locais, que incluíram a Governadora e o Intendente (presidente do município), além das cúpulas da Defesa e da Marinha. Antes da recepção realizou-se o concerto no cais e durante a mesma, os nossos convidados assistiram ao fogo-de-artifício de encerramento das comemorações. Terminou com muitos abraços de despedida destes camaradas de uma Marinha amiga que tudo fizeram para que nos sentíssemos bem no seu belo país.
A cidade de Ushuaia é relativamente recente, actualmente tem cerca de 80 000 habitantes, cresceu em torno de uma prisão de alta segurança de criminosos perigosos e presos políticos, construída nos anos 30, à semelhança de Alcatraz. Para além do propósito intrínseco, a sua construção teve também o objectivo estratégico da Argentina povoar território onde as disputas na delimitação da fronteira com o Chile foram uma realidade relativamente recente.
Os próprios presos foram construindo infra-estruturas como o molhe do porto e vias de comunicação rodoviária. As fugas do presídio não eram impossíveis, no entanto a inospitalidade da região não lhes dava alternativa senão regressar e pedir abrigo. Ushuaia está rodeada por alta montanha com neves permanentes e banhada por mar gélido, ao que acresce o vento frequentemente fustigante. Actualmente o presídio é um museu que está inserido no recinto da Base Naval Austral. Ushuaia vive sobretudo do turismo que as estâncias de esqui e as expedições à Antárctida fomentam.
O frio intenso acompanhou toda a estadia mas o abrigo do vento, com excepção do primeiro dia, permitiu desfrutar do porto sem problemas.
Largámos às 09:30 de ontem caçando velas logo em frente ao cais enquanto actuava uma banda e dezenas de amigos se despediam. Seguimos à vela pelo canal cujo nome corresponde ao navio de Charles Darwin, o Beagle, que descobriu esta passagem em 1826, mais de 300 anos após os feitos de Magalhães. Aproveitámos, mais uma vez, a embarcação dos Pilotos chilenos de Puerto Williams para uma sessão de fotografias de exterior com o CEMA e SEDNAM. Carregámos e ferrámos o pano antes da saída do canal e do mau tempo de proa que nos acompanharia até ao Cabo Horn.
Eram 02:15 desta madrugada quando, estando de quarto o Guarda-marinha Dias Pinheiro, passámos o cabo para Oeste. Seguiu-se a formação de um dispositivo para desfile e fotografia de todos os navios frente ao Cabo. Alvorada às 06:30 e passagem a todo o pano às 08:00, logo após o nascer do sol. Estávamos com muita pressa pois temos uma frente muito activa em aproximação e precisamos de regressar ao Canal Beagle para navegar por canais interiores até à Cidade do Estreito.
À passagem do Cabo, a guarnição regozijou-se pelo cumprimento do sonho de qualquer marinheiro e de um dos pontos altos da nossa viagem de circum-navegação. Não só se trata do Horn mas também o ponto mais a Sul que o navio alcançou em 72 anos. Tiraram-se fotografias para a posteridade. Muitas fotografias. Sempre com o Cabo em fundo. A mais interessante era a que mostrava o telégrafo de ordens a indicar Máquina Parada com o mesmo fundo.
Seguiu-se a reunião da guarnição no poço para ouvir palavras de incentivo do Almirante CEMA que, na presença do SEDNAM, evocou o momento e brindou à Sagres, à Marinha e a Portugal com um Porto de Honra! Terminámos com o Hino da Sagres cujo refrão reza assim:
Nós somos a Escola Sagres;
Somos grandes marinheiros;
Viajamos pelo mar;
Viajamos pelo mar;
Conhecemos o Mundo inteiro.
Rapidamente se fizeram as manobras para regressar ao abrigo do Beagle onde entraremos dentro de algumas horas.
Este trajecto vai também ser digno de destaque. Glaciares, passagens estreitas, vida marinha, etc.
Até breve!"
NOTA - O acompanhamento da viagem de circum-navegação do NRP SAGRES pode ser feito na rubrica EM TRÂNSITO, na banda lateral deste blog.
"65º. dia - Ushuaia e Cabo Horn”
Excerto do DIÁRIO DE BORDO do Comandante Pedro Proença Mendes, Comandante do NRP SAGRES, ao 65º. dia da terceira viagem de circum-navegação deste navio-escola.
"O programa da chegada a Ushuaia era simples: fazer uma passagem com algumas velas na Punta Escarpados às 14:30 e depois fundear até à manhã seguinte em que se procederia às manobras de atracação. O vento forte que vínhamos a sentir de proa não nos permitiu cumprir com esta solicitação tardia da organização e fizemos uma passagem com todo o pano latino ao pôr-do-sol aproveitando a acalmia do vento ao abrigo da baía da cidade. Entretanto chegaram as últimas previsões meteorológicas que davam vento muito forte para o período das atracações e foi antecipada a manobra para a noite. Continuámos a navegar muito lentamente com os latinos e algumas palhetadas de hélice, oferecendo o espectáculo às muitas pessoas que compareceram na marginal. As condições eram óptimas e carregámos o pano a 10 metros do cais sendo depois empurrados por um rebocador para completar a manobra.
Na madrugada seguinte ainda conseguiram atracar os navios que tinham ficado mais para trás, o "Cisne Branco", o "Capitan Miranda" e o "Simon Bolivar". Mas o "Cuauhtemoc" já foi apanhado no Canal de Beagle pelos fortes ventos de 50 nós que estavam previstos e só atracou às 23:30 deste segundo dia. Ficou assim completada a frota a que se juntaram o "Europa" e o "Xplorer". Ambos veleiros charter que fazem cruzeiros à Antárctida a partir de Ushuaia e que aproveitaram o fim da época para seguir com a Sudamérica. O "Europa" é uma pequena barca transformada a partir de um barco-farol com 99 anos, com quem nos encontrámos em 2008 na Cidade do Cabo e em 2009 em Boston, Halifax e Belfast. O "Xplorer" é um iate de 20 metros. São comandados por um holandês e um australiano, respectivamente.
À chegada fomos recebidos por uma banda e pelo Comandante da Área Naval Austral e comitiva, a quem oferecemos um Moscatel bem português.
O dia 20 começou com a preparação do navio para a estadia - iluminação de gala instalada, amarelos areados, baldeações e arranjos. Seguiram-se passeios turísticos para as tripulações que incluíam almoços típicos e que se repetiram nos dias seguintes. À tarde, a já tradicional apresentação de cumprimentos e conferência de imprensa dos comandantes, com muita adesão dos órgãos de comunicação.
(...)
O último dia de porto começou com a Reunião Pré-largada em que confirmam os planos de largada, a navegação e as previsões meteorológicas, e em que os organizadores do porto seguinte o apresentam e discutem pormenores da respectiva estadia. Seguiu-se uma homenagem por representantes das guarnições ao Comandante Luis Piedrabuena, um herói da assistência e salvamento marítimo nestas terríveis águas. O almoço de despedida da Marinha Argentina aos Comandantes teve como menu a iguaria local que nos faltava provar - o cordeiro fueguiño (da Terra do Fogo) assado no churrasco e servido em grelhadores para manter a sua temperatura. Foi servido no restaurante da estância de inverno "Las Cotorras" situado a 30 km da cidade.
No cais, os navios continuavam a receber milhares de visitas e preparava-se um concerto de bandas dos navios e da Marinha.
Ao final da tarde chegou a comitiva que viria representar Portugal nas comemorações da Argentina e do Chile. O Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar (SEDNAM), Dr. Marcos Perestrello, e o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Melo Gomes, participaram na Recepção de despedida do último porto Argentino a bordo da "Sagres" e fazem o trânsito para Punta Arenas onde participam nas cerimónias do primeiro porto do Chile, com especial destaque para a entrega do busto de Fernão de Magalhães que nos acompanha desde Lisboa.
A recepção foi um sucesso completo pois contou com a presença das mais altas entidades locais, que incluíram a Governadora e o Intendente (presidente do município), além das cúpulas da Defesa e da Marinha. Antes da recepção realizou-se o concerto no cais e durante a mesma, os nossos convidados assistiram ao fogo-de-artifício de encerramento das comemorações. Terminou com muitos abraços de despedida destes camaradas de uma Marinha amiga que tudo fizeram para que nos sentíssemos bem no seu belo país.
A cidade de Ushuaia é relativamente recente, actualmente tem cerca de 80 000 habitantes, cresceu em torno de uma prisão de alta segurança de criminosos perigosos e presos políticos, construída nos anos 30, à semelhança de Alcatraz. Para além do propósito intrínseco, a sua construção teve também o objectivo estratégico da Argentina povoar território onde as disputas na delimitação da fronteira com o Chile foram uma realidade relativamente recente.
Os próprios presos foram construindo infra-estruturas como o molhe do porto e vias de comunicação rodoviária. As fugas do presídio não eram impossíveis, no entanto a inospitalidade da região não lhes dava alternativa senão regressar e pedir abrigo. Ushuaia está rodeada por alta montanha com neves permanentes e banhada por mar gélido, ao que acresce o vento frequentemente fustigante. Actualmente o presídio é um museu que está inserido no recinto da Base Naval Austral. Ushuaia vive sobretudo do turismo que as estâncias de esqui e as expedições à Antárctida fomentam.
O frio intenso acompanhou toda a estadia mas o abrigo do vento, com excepção do primeiro dia, permitiu desfrutar do porto sem problemas.
Largámos às 09:30 de ontem caçando velas logo em frente ao cais enquanto actuava uma banda e dezenas de amigos se despediam. Seguimos à vela pelo canal cujo nome corresponde ao navio de Charles Darwin, o Beagle, que descobriu esta passagem em 1826, mais de 300 anos após os feitos de Magalhães. Aproveitámos, mais uma vez, a embarcação dos Pilotos chilenos de Puerto Williams para uma sessão de fotografias de exterior com o CEMA e SEDNAM. Carregámos e ferrámos o pano antes da saída do canal e do mau tempo de proa que nos acompanharia até ao Cabo Horn.
Eram 02:15 desta madrugada quando, estando de quarto o Guarda-marinha Dias Pinheiro, passámos o cabo para Oeste. Seguiu-se a formação de um dispositivo para desfile e fotografia de todos os navios frente ao Cabo. Alvorada às 06:30 e passagem a todo o pano às 08:00, logo após o nascer do sol. Estávamos com muita pressa pois temos uma frente muito activa em aproximação e precisamos de regressar ao Canal Beagle para navegar por canais interiores até à Cidade do Estreito.
À passagem do Cabo, a guarnição regozijou-se pelo cumprimento do sonho de qualquer marinheiro e de um dos pontos altos da nossa viagem de circum-navegação. Não só se trata do Horn mas também o ponto mais a Sul que o navio alcançou em 72 anos. Tiraram-se fotografias para a posteridade. Muitas fotografias. Sempre com o Cabo em fundo. A mais interessante era a que mostrava o telégrafo de ordens a indicar Máquina Parada com o mesmo fundo.
Seguiu-se a reunião da guarnição no poço para ouvir palavras de incentivo do Almirante CEMA que, na presença do SEDNAM, evocou o momento e brindou à Sagres, à Marinha e a Portugal com um Porto de Honra! Terminámos com o Hino da Sagres cujo refrão reza assim:
Nós somos a Escola Sagres;
Somos grandes marinheiros;
Viajamos pelo mar;
Viajamos pelo mar;
Conhecemos o Mundo inteiro.
Rapidamente se fizeram as manobras para regressar ao abrigo do Beagle onde entraremos dentro de algumas horas.
Este trajecto vai também ser digno de destaque. Glaciares, passagens estreitas, vida marinha, etc.
Até breve!"
NOTA - O acompanhamento da viagem de circum-navegação do NRP SAGRES pode ser feito na rubrica EM TRÂNSITO, na banda lateral deste blog.
“Veleiro histórico estará pronto para receber turistas neste Verão”
Artigo publicado no jornal PÚBLICO de 31 de Março de 2010, da autoria de Maria José Santana
"Empresa Pascoal lança-se numa área de negócio nova, após recuperação do navio histórico. Investimento ascende a mais de oito milhões de euros.
A recuperação do veleiro histórico português Santa Maria Manuela (SMM) - irmão gémeo do lugre Creoula - está já na sua fase final e a empresa que o adquiriu e recuperou, a Pascoal, assegura que o navio estará operacional já este Verão. A requalificação do veleiro de quatro mastros envolve um investimento superior a oito milhões de euros e assinala a entrada da Pascoal numa nova área de negócio: turismo cultural de vocação marítima. O plano de navegação para este primeiro ano está já a ser ultimado e irá ser apresentado muito em breve.
A recuperação do navio, que está já em fase de provas de mar, mereceu uma comparticipação do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), na área do turismo e inovação, num total de 45 por cento dos 7,4 milhões candidatados pelo investidor - comparticipação com capital reembolsável. Segundo adiantou ao PÚBLICO Aníbal Paião, administrador da Pascoal, nas próximas semanas o navio virá para Aveiro, que será o seu porto de armamento, onde irá ser alvo das intervenções finais (aparelhamento). Junho e Julho ficarão marcados pela sua entrada ao activo, cumprindo viagens de turismo, expedições científicas, acções e eventos vários (gastronomia, arte, cultura, entre outros).
Além da importância que advém do facto de ter permitido recuperar um navio histórico que esteve prestes a ser abatido e teve de aguardar mais de 10 anos por um destino final, este investimento destaca-se pelo seu cariz inovador. Este será o primeiro grande veleiro português a operar na área do turismo - os outros dois navios nacionais, Creoula e Sagres, estão entregues à Marinha. Na certeza de que, no futuro, pode vir a não ser o único, uma vez que a Pascoal adquiriu também o Argus - outro dos bacalhoeiros mais afamados da antiga frota nacional - e pretende vir a recuperá-lo.
Ainda não são conhecidos os planos quanto à recuperação deste último veleiro, que ficou imortalizado por uma reportagem de Alan Villiers e que esteve nas Caraíbas, durante cerca de 35 anos, a realizar cruzeiros turísticos. Mas é de esperar que a aposta da Pascoal passe por fazer regressar o navio ao mar, tal como está, agora, a efectivar relativamente ao SMM.
O projecto de recuperação do irmão gémeo do Creoula manteve, no essencial, o desenho original do navio, na certeza de que a aposta passou por colocar o navio de cerca de 62 metros de comprimento "mais bonito e confortável", revelou Aníbal Paião. Uma vez que irá operar na área do turismo, o SMM foi preparado para tornar a estadia dos passageiros o mais cómoda possível.
O salão multiusos, com equipamento multimédia e 67 metros quadrados de área, e o sistema de ar condicionado que abrange todo o navio são apenas alguns dos exemplos dessa preocupação.
O navio terá capacidade para transportar um total de 50 passageiros, que, tal como acontece noutros veleiros internacionais semelhantes, terão a oportunidade de ter uma participação activa nas tarefas de bordo - nomeadamente ao nível das manobras das velas. O alojamento dos viajantes divide-se por 12 camarotes duplos, cinco camarotes para quatro pessoas e um camarote para seis pessoas.
A Pascoal é uma empresa líder em soluções alimentares desde 1937. A sua actividade desenvolve-se ao nível da pesca e transformação do pescado, principalmente bacalhau, e, nos últimos anos, tem vindo a apresentar ao mercado não só soluções alimentares de bacalhau, como também refeições prontas. A frota da Pascoal é constituída por dois dos mais modernos navios portugueses de pesca de bacalhau: o Pascoal Atlântico e o Cidade de Amarante. A estes dois juntam-se, agora, os veleiros Santa Maria Manuela e Argus."
NOTA - O acompanhamento do trabalho de recuperação do lugre SANTA MARIA MANUELA e o site do CREOULA podem ser acedidos na rubrica EM TRÂNSITO, na banda lateral deste blog.
"Empresa Pascoal lança-se numa área de negócio nova, após recuperação do navio histórico. Investimento ascende a mais de oito milhões de euros.
A recuperação do veleiro histórico português Santa Maria Manuela (SMM) - irmão gémeo do lugre Creoula - está já na sua fase final e a empresa que o adquiriu e recuperou, a Pascoal, assegura que o navio estará operacional já este Verão. A requalificação do veleiro de quatro mastros envolve um investimento superior a oito milhões de euros e assinala a entrada da Pascoal numa nova área de negócio: turismo cultural de vocação marítima. O plano de navegação para este primeiro ano está já a ser ultimado e irá ser apresentado muito em breve.
A recuperação do navio, que está já em fase de provas de mar, mereceu uma comparticipação do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), na área do turismo e inovação, num total de 45 por cento dos 7,4 milhões candidatados pelo investidor - comparticipação com capital reembolsável. Segundo adiantou ao PÚBLICO Aníbal Paião, administrador da Pascoal, nas próximas semanas o navio virá para Aveiro, que será o seu porto de armamento, onde irá ser alvo das intervenções finais (aparelhamento). Junho e Julho ficarão marcados pela sua entrada ao activo, cumprindo viagens de turismo, expedições científicas, acções e eventos vários (gastronomia, arte, cultura, entre outros).
Além da importância que advém do facto de ter permitido recuperar um navio histórico que esteve prestes a ser abatido e teve de aguardar mais de 10 anos por um destino final, este investimento destaca-se pelo seu cariz inovador. Este será o primeiro grande veleiro português a operar na área do turismo - os outros dois navios nacionais, Creoula e Sagres, estão entregues à Marinha. Na certeza de que, no futuro, pode vir a não ser o único, uma vez que a Pascoal adquiriu também o Argus - outro dos bacalhoeiros mais afamados da antiga frota nacional - e pretende vir a recuperá-lo.
Ainda não são conhecidos os planos quanto à recuperação deste último veleiro, que ficou imortalizado por uma reportagem de Alan Villiers e que esteve nas Caraíbas, durante cerca de 35 anos, a realizar cruzeiros turísticos. Mas é de esperar que a aposta da Pascoal passe por fazer regressar o navio ao mar, tal como está, agora, a efectivar relativamente ao SMM.
O projecto de recuperação do irmão gémeo do Creoula manteve, no essencial, o desenho original do navio, na certeza de que a aposta passou por colocar o navio de cerca de 62 metros de comprimento "mais bonito e confortável", revelou Aníbal Paião. Uma vez que irá operar na área do turismo, o SMM foi preparado para tornar a estadia dos passageiros o mais cómoda possível.
O salão multiusos, com equipamento multimédia e 67 metros quadrados de área, e o sistema de ar condicionado que abrange todo o navio são apenas alguns dos exemplos dessa preocupação.
O navio terá capacidade para transportar um total de 50 passageiros, que, tal como acontece noutros veleiros internacionais semelhantes, terão a oportunidade de ter uma participação activa nas tarefas de bordo - nomeadamente ao nível das manobras das velas. O alojamento dos viajantes divide-se por 12 camarotes duplos, cinco camarotes para quatro pessoas e um camarote para seis pessoas.
A Pascoal é uma empresa líder em soluções alimentares desde 1937. A sua actividade desenvolve-se ao nível da pesca e transformação do pescado, principalmente bacalhau, e, nos últimos anos, tem vindo a apresentar ao mercado não só soluções alimentares de bacalhau, como também refeições prontas. A frota da Pascoal é constituída por dois dos mais modernos navios portugueses de pesca de bacalhau: o Pascoal Atlântico e o Cidade de Amarante. A estes dois juntam-se, agora, os veleiros Santa Maria Manuela e Argus."
NOTA - O acompanhamento do trabalho de recuperação do lugre SANTA MARIA MANUELA e o site do CREOULA podem ser acedidos na rubrica EM TRÂNSITO, na banda lateral deste blog.