terça-feira, abril 18, 2006

Olho Mágico


A ENSIGN Selfix 16-20 que as fotos documentam, é um dos vários modelos das câmaras fotográficas de fole, que apareceram no mercado, entre 1936 e 1961. Este tipo de câmaras, começaram inicialmente a ser produzidas pela Ensign Ltd de Londres, empresa que em 1951 adoptou a denominação Ross Ensign Ltd., tendo acabado por se extinguir em 1961.
Este modelo ENSIGN Selfix 16-20 surgiu no mercado em princípios da década de 1950. É uma câmara de rolo 120, com 16 exposições em formato de 6 x 4,5 centímetros, vocacionada para amadores, logo detentora de características modestas, muito embora apresente uma esmerada construção e óptimos acabamentos cromados. O fole retráctil aloja-se num corpo metálico, que se abre na totalidade, pela parte traseira, para carregamento e remoção do rolo. Possui uma pequena janela para controlar o avanço da película, o qual é accionado manualmente, através de um rotor metálico no topo do corpo, ao lado do visor. O conjunto óptico Épsilon está equipado com uma lente Ensar Anastigmat de 75 milímetros, que permite a utilização de aberturas de diafragma entre 4.5 e 22. Aceita fotografar um objecto entre a distância de 1,5 metros e o infinito, e o disparador requer que seja previamente armado. Tem velocidades de obturador de 1/1, 1/2, 1/5, 1/10, 1/25, 1/50, 1/100, 1/300 avos de segundo, além de exposição contínua e disparador automático. Na tampa do corpo exibe dois botões, sendo um deles o disparador e o outro o desbloqueador da tampa do fole. Possui dois alvéolos para tripé, um na base do corpo e outro na tampa do fole, respectivamente para exposições em formato retrato e paisagem. Possui ainda na tampa do fole um pequeno suporte retráctil, destinado a manter a câmara erecta sobre uma superfície plana. Tem as dimensões de 90 x 120 x 110 (aberta) e 42 x 120 x 110 (fechada) milímetros, e pesa 548 gramas.
A seguir a um velho caixote Kodak da década de 1930, cuja tampa empenada deixava passar luz suficiente para inutilizar todas as fotografias, acelerando assim a sua passagem à reforma, esta foi a segunda câmara que o meu pai possuiu, comprada em Lisboa, em segunda mão, em meados dos anos 50. Um artista correeiro manufacturou-lhe um estojo em cabedal, sob especificações e modelo em cartolina concebido pelo meu pai. Andou pelas sete partidas do mundo, e na década de 1980 foi dada como perdida numa troca de bagagens, numa agitada viagem ao Cazaquistão, mas acabou por regressar à posse do dono, tanto a câmara como o respectivo rolo meio impressionado. Há perto de 15 anos que fez o último “click”.

Sem comentários: