sábado, agosto 12, 2006

Canja de Miúdos

M
AS TIAS - Abriu um novo café na minha rua. O patrão é simpático, a empregada é atenciosa, mas o negócio não está a correr nada bem. Apesar de muito asseado e bem fornecido, o café apenas dispõe de seis mesas. Acontece que todas as manhã, cinco “adoráveis tias”, entram de rompante, pelas nove da manhã, ocupando cada uma a sua mesa, e deixando vaga a sexta, para quem não se importe de levar com fogo cruzado. Entretêm-se depois a falar entre si, de mesa para mesa, em voz alta, até à uma da tarde, consumindo apenas um garotinho e um brioche, esvaziando os porta-guardanapos, bebericando nas garrafas de água que trazem de casa, comentando a CARAS e a LUX, e declamando as habituais banalidades. São “tias”, muito amigas, mas nem nas mesas se misturam, e quanto ao negócio, o patrão que se lixe.

LAGARTAS - Sempre de cócoras, como é habitual, quando de faz ouvir A VOZ DO DONO, Portugal concedeu autorização para que um avião militar israelita, de 4 para 5 de Agosto, escalasse a base dos Açores. Os governantes esqueceram a equidistância que deveriam manter, a fim de garantir a indispensável neutralidade, face ao conflito israelo-libanês. Diz este governo de opereta que a tal permissão teve um carácter “excepcional”, e o governo já informou Israel que este “jeitinho” foi só desta vez, e que não serão aceites mais pedidos do mesmo jaez. Então, porque se terá condescendido naquele caso? Diz o governo que o material de guerra que o avião transportava não era manifestamente ofensivo. Portanto, vamos lá tentar descobrir o que é esse tal "material de guerra não ofensivo" que pode fazer escala nos Açores, sem ofender gregos nem troianos. Será que as lagartas dos tanques são para fazerem festas nas costas dos palestinianos? Veremos!

INCÊNDIOS - Esta é a última grande “aposta” do governo: Quando já tiver ardido tudo, é garantido que não haverá mais incêndios.

Sem comentários: