segunda-feira, novembro 26, 2012

Sobre a Cavacal Amnésia

O Presidente da República em 21 de Novembro de 2012, durante a sessão de abertura do Congresso das Comunicações, afirmou que o país precisa de “ultrapassar estigmas” e voltar a olhar para os sectores que esqueceu nas últimas décadas: o mar, a agricultura e a indústria. É preciso descaramento!

Ora o desaparecimento das pescas, da agricultura e de amplos sectores do tecido industrial não resulta de um acto de amnésia colectiva, nem de uma chaga que tenha aparecido por geração expontânea, ou caído do céu aos trambolhões. Cavaco Silva finge-se desentendido e debita a sua homilia, como se não tivesse nada a ver com o assunto. Cavaco esquiva-se, quer passar uma esponja sobre o seu passado, varrer para debaixo do tapete tudo o que tem a sua assinatura, mas, na verdade, foi o próprio Aníbal Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro de Portugal, entre 6 de Novembro de 1985 e 28 de Outubro de 1995, que aproveitando a ainda fresca adesão à Comunidade Económica Europeia em 1986, se encarregou de iniciar o desmantelamento das pescas, da agricultura e de amplos sectores do tecido industrial, à sombra de uns promissores quadros comunitários de apoio que foram desperdiçados das mais variadas formas, sujeitando esses sectores a um processo de erosão, que tinha por finalidade transformar o país, não num produtor e exportador de bens, mas apenas num promissor mercado consumidor daquilo que importávamos da triunfante Europa Connosco.

O que foram as drásticas reduções (quotas) impostas pela UE sobre os nossos lacticínios, o concentrado de tomate e as pescas, senão uma forma capciosa de estrangular e desbaratar os nossos sectores produtivos. Isto para já não falar dos largos milhões de subsídios compensatórios, destinados à modernização do país, e que acabaram dissipados e desbaratados por uma corte de pseudo-empresários, quantas vezes com lautos proventos para as suas contas bancárias e nulos efeitos para a economia. Portanto, não vale a pena fazer fintas ou tergiversar, quando Cavaco diz agora, alinhavando conselhos e recadinhos, com o seu habitual ar seráfico, que é desejável que voltemos ao mar, depois de ele próprio ter contribuído para nos expulsar de lá, pondo os barcos parados e as tripulações em terra. A verdade é que chegámos onde chegámos, por ele ter trabalhado afincada e determinadamente para isso. O país que hoje somos está profundamente contaminado pelos genes de 10 (dez) anos de cavaquismo, e invocar estigmas e esquecimentos, é apenas mais uma chapada de areia lançada para os olhos dos desmemoriados e dos incautos.

Sem comentários: