A
Desta vez, voltou a não haver milagre. E desta vez vou voltar a fazer perguntas, que certamente voltarão a ficar sem resposta.
No passado dia 8 de Janeiro, um homem que seguia de bicicleta, no concelho de Odemira, sofreu um acidente provocado por um carro, que não parou, tendo ficado caído na estrada, com vários traumatismos. Às 7h29m o INEM é alertado e uma ambulância segue para o local do acidente. A equipa de socorristas tem dificuldade em estabilizar o ferido no local, seguindo para o SAP de Odemira, onde deu entrada às 8h12m. Aqui a equipa médica volta a sentir dificuldades em estabilizar o doente, e pede a sua transferência para um hospital de Lisboa. A ambulância dos bombeiros, contudo, não pode efectuar o transporte dado não dispor de equipamentos de suporte de vida, nem haver médico para acompanhar a vítima. Às 9h34m é accionado a VMER (viatura médica de emergência e reabilitação), com base em Beja. Uma hora depois a viatura chega a Odemira e concluiu que o doente necessitava de cuidados urgentes de neurocirurgia, especialidade que o hospital de Beja não dispõe. Assim sendo, é pedido um helicóptero para efectuar a evacuação para Lisboa, o qual sai de Odemira às 13h30m, acabando por aterrar no hospital de Santa Maria pelas 14h12m. Agora atente-se bem neste pormenor: a evacuação deste ferido grave acabou por levar 7 (sete) horas, acabando aquele por vir a falecer três dias depois, no dia 11 de Janeiro.
No meu artigo de há uns dias atrás, e a propósito do caso ocorrido com o pesqueiro LUZ DO SAMEIRO, eu disse o seguinte:
Os bombeiros disseram que não podiam fazer mais. Os socorros a náufragos disseram que não podiam fazer mais. A Marinha disse que não podia fazer mais. A Força Aérea disse que não conseguiu fazer mais do que fez, isto é, no limite, salvar um homem à beira do esgotamento. Entretanto, outros seis morreram, à vista da praia e à distância de uma pedrada. O tempo de resposta ao acidente foi fatal. Se toda a gente cumpriu com prontidão e eficácia, o que sucedeu afinal? Ninguém sabe. Dizem alguns entendidos que há serviços a atropelarem-se uns aos outros, descoordenados, cada um a tentar fazer o seu brilharete, para exibir os respectivos feitos e emblemas. Há quem diga que há desleixo, falta de profissionalismo e muito improviso. Será verdade?
Estamos agora com uma situação semelhante, muito embora os intervenientes tenham mudado. Neste caso tivemos bombeiros com ambulâncias sem equipamento adequado para movimentar feridos graves, temos o SAP sem capacidade para estabilizar acidentados em estado precário, temos hospitais sem a especialidade de neurocirurgia, e voltamos a ter um enorme buraco de tempo, fatal para qualquer acidentado grave, em que parece que nada se está a decidir, até que pelas 13h30, aparece finalmente o tão ansiado helicóptero para efectuar a evacuação.
Dizem os responsáveis que no socorro à vítima de Odemira todos «fizeram o que os meios disponíveis lhes permitiram» e que a intervenção dos profissionais decorreu «dentro da normalidade». Onde é que eu já ouvi este arrazoado? Se assim foi, se toda a gente cumpriu a sua função a tempo e horas, afinal o que é que correu mal, para que um ferido grave apenas tenha recebido tratamento adequado, sete (7) horas depois do acidente? Como último recurso a culpa é sempre da própria vítima.
No naufrágio do LUZ DO SAMEIRO, os meios de socorro adequados só chegaram ao local, três (3) horas depois do primeiro alerta, mas os pescadores é que foram os culpados. Deixaram as redes ensarilharem-se na hélice, provocando que o barco ficasse desgovernado e derivasse para a zona da rebentação. Além disso, talvez não soubessem nadar e não tinham os coletes salva-vidas vestidos. Só por isso são culpados, a dobrar, pelas suas próprias mortes.
No caso de Odemira, os meios de socorro e de evacuação levaram sete (7) horas a dar caminho a um acidentado em estado crítico, mas ele é que teve a culpa. Estava a pedalar com a bicicleta errada, no lugar errado e à hora errada. Se calhar, para branquear ainda mais a situação, ainda hão-de acabar por apurar que o dito era fumador ou hipertenso. A ser assim, ainda acaba por ser, dupla ou triplamente culpado, pela sua própria morte.
No caso daquele choque frontal da IP5, ocorrido há meses, em que um dos intervenientes morreu entre os destroços e os socorros levaram 45 minutos a chegar, quem é o culpado? Nem mais, nem menos que ele próprio, o morto, ao tentar fazer uma ultrapassagem sem visibilidade?
E aquele caso na IC19? Foi pedido um helicóptero para fazer uma evacuação difícil, em hora de ponta, mas o sinistrado acabou por morrer na berma da estrada, ao fim de 1 (uma) hora de espera. Quem foi o culpado? Ele mesmo, está claro, pois ia a conduzir sem o cinto de segurança.
Os erros, a negligência e o improviso de uns, senão mesmo os acasos fortuitos, servem para camuflar muita coisa, habitualmente as facilidades, o desleixo e a incompetência dos outros, encoberta também por alguma mentalidade corporativa. Sobre este caso de Odemira, o ministro Campos da Saúde informou que ia inteirar-se do que se passou. Esperemos que sim, e já agora, dava jeito que desse notícia das suas conclusões. Por isso, vamos ficar atentos e aguardar calmamente.
Mas isto não fica por aqui. No dia 15 de Janeiro, entre as 16h34 e as 17h15 (41 minutos), o número nacional de emergência, mais conhecido por 112, deixou de responder à chamada de quem a ele recorria, respectivamente nos distritos de Lisboa, Porto e Viseu. Esta terá sido a segunda vez, no espaço de duas semanas, que o 112 ficou mudo e quedo. O ministério da Administração Interna não deu muita importância ao caso e remeteu as explicações detalhadas para a PSP. A PSP limitou-se a informar que quando foi detectado o problema e depois de contactada a operadora telefónica ONI, foi decidido reencaminhar as chamadas para os comandos metropolitanos da PSP. Por sua vez, a operadora ONI, diz que não tem nada a adiantar sobre a falha, cabendo essa função ao INEM. Quanto ao INEM, 3 dias depois do sucedido, diz que continua a tentar obter pormenores da operadora ONI. Pior é impossível!
Conclusão semi-final: ninguém sabe quantos pedidos de ajuda (só a capital, recebe em média, 7.000 chamadas por dia), urgências e ocorrências ficaram sem resposta. Pudera! Numa emergência, ninguém está preocupado com as reclamações; o que as pessoas desejam é ver o seu problema solucionado. Reclamações, se as houver, virão mais tarde, e acabarão diluídas, como convém.
Conclusão final; ninguém sabe o que aconteceu, logo ninguém é responsável. Em última instância, os culpados foram aquelas pessoas que se deixaram envolver em problemas, tendo sido amarrotadas, assaltadas, adoecidas, feridas, incendiadas, mortas e já enterradas, exactamente quando o sistema 112 estava em baixo, devido a um grande problema tecnológico (terá sido algum choque?), que ninguém sabe decifrar. Se calhar, sem disso sabermos, estamos definitivamente, nas mãos da “divina providência”!
P
PS – Uma notícia divulgada em 18 de Janeiro 2007 diz-nos que, afinal, o governo não vai abrir nenhum inquérito, a respeito do caso de Odemira, porque na sua óptica, todos os procedimentos foram considerados correctos (???), até mesmo as inexcedíveis 7 horas de impasse, até à evacuação do acidentado. Quanto à ONI Telecom, esta acabou por assumir a responsabilidade, junto do INEM, pelo silêncio das linhas de emergência do 112. Isto, porém, não invalida tudo o que deixei escrito neste post, nem as conclusões que teci, aquando do caso LUZ DO SAMEIRO, e que são as seguintes: se imaginarmos uma catástrofe de grandes proporções, é legítimo que se pergunte se os meios de alerta e salvamento, tão louvados, apregoados, benzidos, publicitados e testados, estão à altura do que se exige deles.
Desta vez, voltou a não haver milagre. E desta vez vou voltar a fazer perguntas, que certamente voltarão a ficar sem resposta.
No passado dia 8 de Janeiro, um homem que seguia de bicicleta, no concelho de Odemira, sofreu um acidente provocado por um carro, que não parou, tendo ficado caído na estrada, com vários traumatismos. Às 7h29m o INEM é alertado e uma ambulância segue para o local do acidente. A equipa de socorristas tem dificuldade em estabilizar o ferido no local, seguindo para o SAP de Odemira, onde deu entrada às 8h12m. Aqui a equipa médica volta a sentir dificuldades em estabilizar o doente, e pede a sua transferência para um hospital de Lisboa. A ambulância dos bombeiros, contudo, não pode efectuar o transporte dado não dispor de equipamentos de suporte de vida, nem haver médico para acompanhar a vítima. Às 9h34m é accionado a VMER (viatura médica de emergência e reabilitação), com base em Beja. Uma hora depois a viatura chega a Odemira e concluiu que o doente necessitava de cuidados urgentes de neurocirurgia, especialidade que o hospital de Beja não dispõe. Assim sendo, é pedido um helicóptero para efectuar a evacuação para Lisboa, o qual sai de Odemira às 13h30m, acabando por aterrar no hospital de Santa Maria pelas 14h12m. Agora atente-se bem neste pormenor: a evacuação deste ferido grave acabou por levar 7 (sete) horas, acabando aquele por vir a falecer três dias depois, no dia 11 de Janeiro.
No meu artigo de há uns dias atrás, e a propósito do caso ocorrido com o pesqueiro LUZ DO SAMEIRO, eu disse o seguinte:
Os bombeiros disseram que não podiam fazer mais. Os socorros a náufragos disseram que não podiam fazer mais. A Marinha disse que não podia fazer mais. A Força Aérea disse que não conseguiu fazer mais do que fez, isto é, no limite, salvar um homem à beira do esgotamento. Entretanto, outros seis morreram, à vista da praia e à distância de uma pedrada. O tempo de resposta ao acidente foi fatal. Se toda a gente cumpriu com prontidão e eficácia, o que sucedeu afinal? Ninguém sabe. Dizem alguns entendidos que há serviços a atropelarem-se uns aos outros, descoordenados, cada um a tentar fazer o seu brilharete, para exibir os respectivos feitos e emblemas. Há quem diga que há desleixo, falta de profissionalismo e muito improviso. Será verdade?
Estamos agora com uma situação semelhante, muito embora os intervenientes tenham mudado. Neste caso tivemos bombeiros com ambulâncias sem equipamento adequado para movimentar feridos graves, temos o SAP sem capacidade para estabilizar acidentados em estado precário, temos hospitais sem a especialidade de neurocirurgia, e voltamos a ter um enorme buraco de tempo, fatal para qualquer acidentado grave, em que parece que nada se está a decidir, até que pelas 13h30, aparece finalmente o tão ansiado helicóptero para efectuar a evacuação.
Dizem os responsáveis que no socorro à vítima de Odemira todos «fizeram o que os meios disponíveis lhes permitiram» e que a intervenção dos profissionais decorreu «dentro da normalidade». Onde é que eu já ouvi este arrazoado? Se assim foi, se toda a gente cumpriu a sua função a tempo e horas, afinal o que é que correu mal, para que um ferido grave apenas tenha recebido tratamento adequado, sete (7) horas depois do acidente? Como último recurso a culpa é sempre da própria vítima.
No naufrágio do LUZ DO SAMEIRO, os meios de socorro adequados só chegaram ao local, três (3) horas depois do primeiro alerta, mas os pescadores é que foram os culpados. Deixaram as redes ensarilharem-se na hélice, provocando que o barco ficasse desgovernado e derivasse para a zona da rebentação. Além disso, talvez não soubessem nadar e não tinham os coletes salva-vidas vestidos. Só por isso são culpados, a dobrar, pelas suas próprias mortes.
No caso de Odemira, os meios de socorro e de evacuação levaram sete (7) horas a dar caminho a um acidentado em estado crítico, mas ele é que teve a culpa. Estava a pedalar com a bicicleta errada, no lugar errado e à hora errada. Se calhar, para branquear ainda mais a situação, ainda hão-de acabar por apurar que o dito era fumador ou hipertenso. A ser assim, ainda acaba por ser, dupla ou triplamente culpado, pela sua própria morte.
No caso daquele choque frontal da IP5, ocorrido há meses, em que um dos intervenientes morreu entre os destroços e os socorros levaram 45 minutos a chegar, quem é o culpado? Nem mais, nem menos que ele próprio, o morto, ao tentar fazer uma ultrapassagem sem visibilidade?
E aquele caso na IC19? Foi pedido um helicóptero para fazer uma evacuação difícil, em hora de ponta, mas o sinistrado acabou por morrer na berma da estrada, ao fim de 1 (uma) hora de espera. Quem foi o culpado? Ele mesmo, está claro, pois ia a conduzir sem o cinto de segurança.
Os erros, a negligência e o improviso de uns, senão mesmo os acasos fortuitos, servem para camuflar muita coisa, habitualmente as facilidades, o desleixo e a incompetência dos outros, encoberta também por alguma mentalidade corporativa. Sobre este caso de Odemira, o ministro Campos da Saúde informou que ia inteirar-se do que se passou. Esperemos que sim, e já agora, dava jeito que desse notícia das suas conclusões. Por isso, vamos ficar atentos e aguardar calmamente.
Mas isto não fica por aqui. No dia 15 de Janeiro, entre as 16h34 e as 17h15 (41 minutos), o número nacional de emergência, mais conhecido por 112, deixou de responder à chamada de quem a ele recorria, respectivamente nos distritos de Lisboa, Porto e Viseu. Esta terá sido a segunda vez, no espaço de duas semanas, que o 112 ficou mudo e quedo. O ministério da Administração Interna não deu muita importância ao caso e remeteu as explicações detalhadas para a PSP. A PSP limitou-se a informar que quando foi detectado o problema e depois de contactada a operadora telefónica ONI, foi decidido reencaminhar as chamadas para os comandos metropolitanos da PSP. Por sua vez, a operadora ONI, diz que não tem nada a adiantar sobre a falha, cabendo essa função ao INEM. Quanto ao INEM, 3 dias depois do sucedido, diz que continua a tentar obter pormenores da operadora ONI. Pior é impossível!
Conclusão semi-final: ninguém sabe quantos pedidos de ajuda (só a capital, recebe em média, 7.000 chamadas por dia), urgências e ocorrências ficaram sem resposta. Pudera! Numa emergência, ninguém está preocupado com as reclamações; o que as pessoas desejam é ver o seu problema solucionado. Reclamações, se as houver, virão mais tarde, e acabarão diluídas, como convém.
Conclusão final; ninguém sabe o que aconteceu, logo ninguém é responsável. Em última instância, os culpados foram aquelas pessoas que se deixaram envolver em problemas, tendo sido amarrotadas, assaltadas, adoecidas, feridas, incendiadas, mortas e já enterradas, exactamente quando o sistema 112 estava em baixo, devido a um grande problema tecnológico (terá sido algum choque?), que ninguém sabe decifrar. Se calhar, sem disso sabermos, estamos definitivamente, nas mãos da “divina providência”!
P
PS – Uma notícia divulgada em 18 de Janeiro 2007 diz-nos que, afinal, o governo não vai abrir nenhum inquérito, a respeito do caso de Odemira, porque na sua óptica, todos os procedimentos foram considerados correctos (???), até mesmo as inexcedíveis 7 horas de impasse, até à evacuação do acidentado. Quanto à ONI Telecom, esta acabou por assumir a responsabilidade, junto do INEM, pelo silêncio das linhas de emergência do 112. Isto, porém, não invalida tudo o que deixei escrito neste post, nem as conclusões que teci, aquando do caso LUZ DO SAMEIRO, e que são as seguintes: se imaginarmos uma catástrofe de grandes proporções, é legítimo que se pergunte se os meios de alerta e salvamento, tão louvados, apregoados, benzidos, publicitados e testados, estão à altura do que se exige deles.