domingo, dezembro 24, 2006

Últimas

U
O senhor Vasco Pulido Valente diz que somos nós (cidadãos contribuintes) que pagamos (financiamos) a DECO. Homessa senhor Vasco, não pagamos só a DECO, nós pagamos TUDO!
E
Esta é uma pergunta que se impõe: A propósito dos voos da CIA, que o governo anda “exaustivamente” a investigar há imenso tempo, como é que o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros quer ser conhecido? Como ignorante ou como mentiroso?
N
Nestes últimos dias do ano, propício a fazer piedosas declarações, o primeiro-ministro Sócrates, entre outras medidas, considerou o acordo sobre o salário mínimo nacional, como “um instrumento de combate à pobreza”. Nos tempos que correm, já é muito positivo que este senhor tenha reconhecido que quem aufere salário mínimo, se inclui nessa grande mancha que alastra na sociedade portuguesa, conhecida como pobreza envergonhada, e que ninguém sabe que extensão tem.
N
Nos últimos dias do ano, as surpresas têm-se sucedido a um ritmo alucinante. Agora foi a vez do ministro das finanças Teixeira dos Santos dizer que vai ser implementado no seu ministério um projecto-piloto que tem por objectivo fazer com que 25 funcionários substituam 1.500 da mesma espécie, que estão dispersos pelos organismos tutelados pelo ministério das finanças, fazendo trabalho nas áreas de recursos humanos, financeiros e materiais, e ainda nas tecnologias de informação e comunicação. Oh senhor ministro, conte lá o que se tem andado a passar no seu ministério, para que só agora se conclua que há 25 acrobáticas máquinas infernais (não são pessoas, certamente) que podem substituir 1.500 zelosos e diligentes funcionários públicos, assim sem mais, nem menos. Ou será que se esqueceu de dizer que este novo modelo ou técnica administrativa, para ser agilizada e funcionar a 100 por cento, depende da extinção do Tribunal de Contas?
D
Dão-se como certas e imprescindíveis as OTAs, os TGVs, a quarta travessia do Tejo, tudo obras de estadão, para encher páginas e páginas de propaganda de pseudo modernidade e europeísmo, e proteger a omnipotente indústria do betão, antecipadamente combinada com os amigos da banca e os patriarcas autárquicos. Em compensação fecham-se as maternidades, as urgências hospitalares, as escolas, e outras pequenas e grandes coisas. Já agora, porque não fechar o país?
P
Piergiorgio Welby, que morreu na passada quarta-feira, depois de um medico ter desligado, a seu pedido, a máquina de apoio que o mantinha vivo, merece todo o nosso respeito e admiração. Lutou contra um estado insensível e uma igreja cruel, que não reconheciam o seu direito de pôr um fim ao sofrimento, chegando ao ponto de esta última lhe ter recusado um funeral religioso. A Igreja apenas consegue sobreviver e exercer o seu poder, porque inculca nas pessoas a permanente coabitação com o medo dos castigos na “outra vida”, o prazer sádico e sórdido no sofrimento, perseguindo as ideias e práticas da morte, fora dos seus dogmas e concepções. Os doentes em fase terminal, ou aqueles que estão perpetuamente condenados ao sofrimento, quando recorrem à eutanásia, mais do que uma coragem desmedida, são pessoas que superaram o medo congénito, alguém que decide bradar que “neste corpo mando eu”, para além do que possam pensar ou argumentar sacerdotes e juízes.
N
Não se deve confundir o Jesus Cristo HISTÓRICO com todas as invenções, venenos e beberragens que inventaram depois de ele ter andado por cá, a arrastar as sandálias pelos poeirentos caminhos da Palestina, dominados, naquela época, pelo augusto e todo-poderoso império romano.

Sem comentários: