quarta-feira, janeiro 24, 2007

O Mecanismo de ANTIKYTHERA

O
Em 1901, mergulhadores gregos que trabalhavam na recolha de esponjas, perto da ilha de Antikythera, situada entre o Peloponeso e a ilha de Creta, localizaram os destroços de uma embarcação afundada, a 40 metros de profundidade, datando do século I A.C., recheada de estatuária, mobiliário, cerâmicas, joalharia e outros artefactos de bronze. Todo o espólio recolhido pelos arqueólogos, acabou depositado no Museu Nacional de Arqueologia de Atenas. Porém, só alguns meses depois, quando o arqueólogo do museu, Valerios Stais, procedia ao exame e catalogação dos objectos provenientes do navio, é que se deparou com um estranho fragmento, totalmente calcificado, possuidor de rodas e engrenagens. Após um cuidadoso e paciente trabalho de limpeza, que levou anos, acabaram por surgir os detalhes daquilo que se assemelhava com um complexo mecanismo de relojoaria, protegido por uma caixa de madeira, com as dimensões aproximadas de uma caixa de sapatos, possuidora de mostradores em ambas as faces, a que não faltavam inscrições, as quais permitiram datar com precisão o referido instrumento, o qual seria contemporâneo das restantes peças encontradas no navio naufragado, isto é, o século primeiro antes de Cristo.
Muitos foram os arqueólogos e cientistas que ao longo dos anos se debruçaram sobre tão insólito achado, até que o Dr. Derek Price, especialista em História da Ciência da Universidade de Yale, concluiu, no seu estudo de 1959, publicado na revista Scientific American, que aquele mecanismo, entretanto baptizado de “Mecanismo de Antikythera”, teria sido usado, pelos antigos gregos, para cálculo e previsões do movimento do sol, planetas e estrelas do Zodíaco. Outros estudos e avaliações posteriores, levantaram mais questões, levando a considerá-lo um quebra-cabeças, quanto ao conhecimento astronómico e matemático que os estudiosos tinham, relativamente aos gregos da Antiguidade, reconhecendo que o mecanismo poderia vir a reescrever certos capítulos daquela área de conhecimento. O Mecanismo de Antikythera precisava de ser inserido num contexto científico, até aí inexistente, pois fazia ruir a teoria que sustentava que os gregos antigos careciam de conhecimento técnico aplicado.
Para ficarmos com uma ideia mais detalhada da constituição do mecanismo, vejamos o que sobre o assunto sintetizou J.R.Araújo: “Com base nos fragmentos, podemos ter uma noção da aparência do objecto original, que consistia numa caixa com mostradores e montagem de um complexo sistema de engrenagens que lembram um sofisticado relógio suíço do Século XIX. Em toda a superfície da caixa que revestia o mecanismo, mostradores e inscrições em grego antigo instruíam e descreviam o funcionamento do instrumento. Pelo menos 20 engrenagens foram preservadas, incluindo um sofisticado sistema excentricamente montado numa plataforma giratória que provavelmente funcionava como um tipo de engrenagem epicíclica ou diferencial. Sabemos ser quase impossível a construção de um mecanismo de engrenagens diferenciais sem o conhecimento do Cálculo Diferencial, que só foi concebido por Isaac Newton a partir de 1665.” E mais à frente continua: “As engrenagens dentro do mecanismo foram fixadas numa placa de bronze. De um dos lados da placa podemos verificar a estrutura de todas as engrenagens, inclusive determinando a quantidade de dentes em cada engrenagem, a medida e ângulo (60º) de corte destes e como encaixavam umas nas outras. No outro lado do mecanismo, podemos determinar a mesma estrutura, com os mesmos detalhes. Há sinais de que o artefacto foi consertado pelo menos duas vezes; um dos raios da engrenagem principal foi remendada e um dos dentes de uma menor foi mudado. Isso prova que o mecanismo realmente funcionava. A precisão deste instrumento era espantosa, chegando mesmo a ter mecanismos de compensação para os anos bissextos. Devido aos movimentos do Sol, da Lua e dos planetas relativamente à Terra, todos os movimentos de aparentes paradas, retrogradações e acelerações eram devidamente reproduzidos. O mostrador apresenta uma graduação bastante acurada, permitindo a verificação de um erro médio da ordem de ¼ de grau a cada 45 graus, visível apenas quando analisado ao microscópio.”
Após os estudos do Dr. Derek Price, uma reconstituição parcial foi feita pelo cientista de computação australiano Allan George Bromley (1947–2002) da Universidade de Sydney, com a apoio do relojoeiro Frank Percival. Esse projecto levou Bromley a rever a análise de raios-X feita por Price e a efectuar novas imagens de raios-X, mais precisas, que foram estudadas pelo aluno de Bromley, Bernard Gardner, em 1993.
Posteriormente, o britânico John Gleeve, um fabricante de planetários, construiu uma réplica funcional do mecanismo. De acordo com o seu modelo, o mostrador frontal exibe a progressão anual do Sol e da Lua através das constelações, contrário ao Calendário Egípcio. A parte superior traseira mostra um período de quatro anos e possui mostradores associados que apresentam o Ciclo Metônico de 235 meses sinódicos, que igualam a 19 anos solares. A parte inferior mostra esquemas do ciclo de um único mês sinódico, com um mostrador secundário mostrando o ano lunar de 12 meses sinódicos.
Outra réplica foi feita em 2002 por Michael Wright, engenheiro mecânico curador do Museu da Ciência de Londres, trabalhando com Allan Bromley. Ele analisou o mecanismo usando tomografia linear, a qual podia criar imagens de um plano focal mais directo e, então, visualizar as engrenagens em maiores detalhes. Na reconstrução de Wright, o aparelho não apenas modelava os movimentos do Sol e da Lua, mas de cada corpo celestial conhecido pelos gregos antigos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Alguns cientistas acreditam que o aparelho não foi apenas utilizado para visualizar os corpos celestiais, mas também para calcular a sua posição para eventos ou nascimentos.
Este Mecanismo de Antikythera, também apelidado de computador analógico, embora seja real, continua a ser um mistério, senão mesmo um anacronismo. Digamos mesmo que, tomando como base os conhecimentos e técnicas que os gregos conheciam e dominavam naquela época, este mecanismo seria impossível de conceber e realizar. Há quem garanta que não existe uma única referência à sua existência, seja em textos científicos ou literários, da Época Helenística ou posterior. Fosse ele um instrumento banal ou não, era natural que merecesse uma qualquer referência à sua existência ou função. No entanto, há quem subscreva a teoria de que o mecanismo foi concebido e criado numa academia fundada pelo astrónomo e filósofo estóico Poseidonios, na ilha grega de Rhodes. Tal invenção é referida nos escritos do orador e filósofo Cícero, do século I A.C. - ele mesmo um ex-aluno de Poseidonios – como sendo um dispositivo com semelhanças ao Mecanismo de Antikythera. Diz o filósofo que o instrumento "recém-construído pelo nosso amigo Poseidonios, a cada revolução reproduz os mesmos movimentos do Sol, da Lua e dos cinco planetas." Pode não servir de abono para fundamentar esta última hipótese, mas atente-se no facto de que a datação do mecanismo, bem como a época em que viveram Poseidonios e Cícero, lhes imputar uma relativa contemporaneidade, isto é, o mesmo século primeiro antes de Cristo.
Finalmente, Rupert Russel, no artigo que escreveu sobre o mecanismo, tenta provar que o referido instrumento não é nenhum espasmo ocasional, de um qualquer inventor superdotado, mas sim parte de uma corrente importante da civilização helenística. Diz ele que a História, por caminho ínvios, conspirou para manter na obscuridade, essa corrente e prática tecnológica, que só a acidental preservação subaquática dos fragmentos, permitiu fazer chegar até nós. Conclui ele que é um pouco assustador saber que pouco antes do declínio da sua grande civilização, os gregos antigos tivessem chegado tão perto de nossa era, não só em pensamento, mas também em tecnologia científica.
Em jeito de conclusão, quer isto dizer que, debaixo da terra e no fundo dos mares repousam restos de antigas civilizações, que no dia em que chegarem à nossas mãos, e depois de descodificados os seus segredos, nos deixarão atónitos e incrédulos. Com isso haverá uma revolução nas ideias e conceitos que temos sobre o passado e concluir-se-á que as ciências e técnicas são bem mais antigas do que imaginávamos.

O Mecanismo de Antikythera original e em projecção computacional

O Mecanismo de Antikythera radiografado em 2005

Réplica do Mecanismo de Antikythera, executada pelo Britânico John Gleave. Em tamanho natural tem pouco mais de 30cm de altura.

Representações esquemáticas do Mecanismo de Antikythera

Sem comentários: