sábado, fevereiro 13, 2010

As Entrevistas Inúteis

.
O PRESIDENTE do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento, deu uma entrevista (sempre os apontamentos de reportagem e as entrevistas!) para explicar qual foi a seu papel no caso das escutas do processo Face Oculta. Estive a ver e a escutá-la com muita atenção, mas, verdade seja dita, não consegui perceber quase nada do que o senhor disse. Ficou-me apenas a sensação de que ele, entre a habitual dificuldade que os juízes têm de se exprimirem numa linguagem que o comum dos mortais perceba, já não se lembrar exactamente de quantas escutas eram, quem era quem em cada uma delas, desembaraçou-se do problema e das perguntas com alguma ligeireza, como quem passa por água uma pilha de pratos engordurados (neste caso CDs), num acampamento de escuteiros.
Também as entrevistas que têm sido feitas de raspão ao Procurador-Geral da República, Fernando Pinto Monteiro, embora com uma forma diferente, acabam nos mesmos resultados inconclusivos. Pinto Monteiro fala, balbucia, ri-se, comenta, diz e desdiz, faz uns passes de peito, umas “verónicas” e “chiquelinas”, e depois desanda com aquele sorriso bacano estampado na cara, deixando tudo em águas de bacalhau.
Não irá sendo altura de o aparelho judicial e o Ministério Público criarem departamentos vocacionados para fazerem a ligação com a comunicação social e a sociedade civil, a fim de se evitarem as reportagens acidentais e as inúteis entrevistas sobre questões do foro judicial, em que o questionado, usando indecifrável vocabulário jurídico, e com a preocupação de blindar as suas declarações, contra malévolas ou falsas interpretações, acaba por não tirar dúvidas, não esclarecer nada, e em certos casos, gerar ainda maior confusão?

Sem comentários: