domingo, maio 12, 2013

A Grande Fantochada


REUNIU um conselho de ministros extraordinário, sob a ameaça de rompimento de Paulo Portas, caso a contribuição de sustentabilidade das reformas e pensões (vulgo TSU) fosse para a frente, com a Comissão Permanente do PSD em alerta vermelho, e ao fim de 3 horas o balão esvasiou, com o CDS-PP a fazer cedência nas pensões, e a garantir com isso a coligação do Governo. Aquela cedência foi feita com a condição de a medida ser entendida pela troika como uma mera e remota intenção.

Estão a perceber a coisa, não estão? A coisa é para ser aceite como uma potencial medida com que o governo concorda, mas que não é para já, para ser levada à prática. E a troika, que é o instrumento do FMI, do BCE e da UE, fica satisfeita com aquela declaração de intenções, riem-se da partida que o Governo lhes pregou, acham impagável o sentido de humor dos negociadores portugueses, aprovam a tranche, fecham a sétima avaliação, e depois vão todos tomar um duche e beber um copo.

Provávelmente o Tribunal Constitucional, se for chamado a pronunciar-se sobre a matéria (caso apareça no orçamento rectificativo como medida a implementar), não vai apreciar a coisa, e irá dizer de sua justiça. Quanto às fantochadas, com mais ou menos violações de fronteiras, com mais ou menos alertas vermelhos, e com mais ou menos ameaças do Portas, lá continuarão os seus espectáculos ao vivo. No entanto, cá por mim, sempre prefiro os fantoches a sério aos fantoches de imitação.

Sem comentários: