terça-feira, agosto 06, 2013

Agostembro Já Cá Canta, Setembrosto Vem a Caminho

NESTE querido mês de Agosto, Joaquim Pais Jorge, Miguel Poiares Maduro e Pedro Lomba, um mentiroso e dois pantomineiros de serviço, foram deixados para trás, para entretém do povo. Um é um vendilhão de "swaps", que não sei quantas vezes os tentou impingir ao Sócrates, e outras tantas o renegou. É um mentiroso de grosso calibre, sem um pingo de vergonha por toda a superfície do corpo, que insiste em ser secretário de Estado; os outros são secretário de Estado e seu adjunto, que fazem palhaçadas e cabriolas, para dar tempo a que o outro possa voltar a mentir e a desmentir-se, e o Governo a “averiguar as inconsistências problemáticas”.

Nas últimas semanas, a rápida sucessão de dramas, comédias e tragicomédias, tem sido vertiginosa: Miguel Relvas, Franquelim Alves, Vítor Gaspar, Paulo Portas, Maria Luís Albuquerque, Rui Machete e Joaquim Pais Jorge, são uma verdadeira troupe de relapsos mentirosos, em acirrada concorrência, a ver qual deles mais consegue mentir, para escapar com o rabo à seringa. Podemos agradecer a Aníbal Cavaco Silva, o grande empresário das variedades políticas deste protectorado - e honra lhe seja feita -, o degradante espectáculo a que estamos a assistir, com ministros e secretários de Estado no grelhador, e ele lá pela Coelha, paredes-meias com o Coelho na Manta Rota. Com a escolha que fez, reconduzindo o Governo "recauchutado", bem pode limpar às mãos à parede.

Animem-se! Agostembro já cá canta, Setembrosto chega num instantinho, e entretanto, para compensar, o Governo já confirmou o corte nas pensões dos funcionários públicos (a TSU mascarada), e lançou na NET um simulador que permite a estes calcularem o valor das compensações a receber, caso rescindam o contrato por mútuo acordo. Tudo isto me faz lembrar um filme policial da década de 90, onde a frase-chave que encerrava as chamadas telefónicas do serial killer para o investigador, fornecendo-lhe pistas, rezava assim: O tempo está a esgotar-se! Tique-taque, tique-taque, tique-taque...

Sem comentários: