sábado, maio 09, 2009

Memória Curta

.
O jornal PÚBLICO de 8 de Junho informou-nos que Vital Moreira, cabeça de lista do PS às europeias, se demarcou do Ministro Manuel Pinho, por ele ter mandado o candidato do PSD, Paulo Rangel, "comer muita papa Maizena para chegar aos calcanhares de Basílio Horta", senhor esse que é presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Vital Moreira teria dito mesmo que aquele não era o seu estilo e não gosta de metáforas.
Ora isto não é verdade! O senhor Vital Moreira, gosta e recorre a metáforas, e para provar o que digo sugiro que seja feita uma visita ao blog “Causa Nossa”, exactamente ao dia 2 de Maio de 2009, para sermos confrontados com um comentário, onde Vital Moreira recorreu a uma metáfora, usando os seguintes termos:
.
“As "brigadas Brejnev" (como as designa um amigo meu) resolveram ontem fazer das suas na manifestação do 1º de Maio da CGTP, escolhendo-me como alvo das suas arruaças…”
.
Ora, não é o facto de a expressão ser de um suposto amigo seu, mas a apropriação e uso que dela fez, que coloca o senhor Vital Moreira na incómoda posição de a sua memória se ter evaporado, no curto espaço de seis (6) dias, quando achou que deveria fazer-se passar por um candidato bem comportado, hostil a excessos verbais ou adornos retóricos, logo inimigo confesso das tais metáforas. É por esta e por outras que Vital Moreira não é para levar muito a sério.

Sem comentários: