segunda-feira, março 26, 2012

Causa e Consequência, Túneis e Pontes, Jogo e Anti-Jogo


O BALBUCIANTE ministro das finanças Victor Gaspar, já começou a queixar-se que as receitas de impostos estão a decair, ao passo que aumentam as despesas com os subsídios de desemprego. Ora se aumentam os desempregados, é óbvio que estes deixem de pagar impostos, que recorram aos centros de emprego e passem a receber subsídio, ao mesmo tempo que se contraem no consumo, e que isso origine menor colecta de IVA. Por outro lado, as falências em cascata originam desemprego e queda substancial das receitas fiscais, provenientes do sector empresarial. Como continua a não haver milagres nem bruxedos, o ministro das finanças já devia saber, ou esqueceu-se, que em economia, tudo é causa e consequência.

Mas não! Prefere andar a grafitar analogias com travessias de pontes, num país em que as pontes e viadutos carecem de cuidadosa manutenção, logo têm tendência para não serem percursos cem por cento seguros. Depois da estafada analogia com o túnel e a tal luz que despontaria lá ao fundo, prenunciando a saída das trevas da crise, o ministro usou a travessia de uma qualquer ponte, travessia essa que estaria agora pelo meio, para fazer a ligação entre a crise e a recuperação, rumo ao desafogo.

Mas não basta dizer-se que sim, que talvez, ou que também. Para lançar a confusão, ou voltar a baralhar o jogo, para manter os comentadores ocupados, dizendo e desdizendo-se, veio agora o primeiro-ministro e também líder do PSD Pedro Passos Coelho, no rescaldo do congresso do seu partido, dizer que está convicto que o desemprego vai parar de crescer no final deste ano e que o País iniciará a recuperação económica em 2013. Assim mesmo, sem mais nem menos, como um autêntico prodígio alquímico, contrariando todos os factos, dados e contas que se andam a fazer. Qual será o oráculo que ele anda a consultar?

Sem comentários: