sexta-feira, fevereiro 28, 2014

O Horror Ortográfico

Com os votos da maioria PSD/CDS-PP, foi aprovada na Assembleia da República a constituição de um grupo de trabalho (mais uma pantominice) que irá acompanhar a aplicação do novo Acordo Ortográfico, conhecido como AO90.

Reverter o processo, fazendo-o volta à estaca zero, dificilmente aconteceria, pois sairia molestado o tão propalado quanto patético "orgulho nacional". Tentar salvá-lo seria uma tarefa ingrata, pois não é melhorável o que é irrecuperável. Acompanhar a sua aplicação é uma solução picaresca, como receitar um placebo para tratar uma doença crónica. De uma forma ou de outra, os estragos já foram feitos, continuando a contaminar e a lançar o caos entre quem usa a língua portuguesa, por muitos e largos anos, sendo dificilmente estabilizada, isto se alguma vez o for. O sistema educacional, propulsor e roda-mandante das línguas vivas, será o que maiores dificuldades e prejuízos sofrerá, pois terá que lidar com uma língua que foi anarquizada por mixordeiros que andaram a brincar aos laboratórios de linguística-experimental, pelos políticos cretinos e ávidos de protagonismo, pelos vassalos dos meios de comunicação social, e por editores e livreiros pouco escrupulosos, mais preocupados com as suas margens de lucro que com os efeitos perversos dos subprodutos com que inundam as escolas do país.

A verdade é que a indiferença e o conformismo que se instalou entre os portugueses, levará a que prevaleça a ideia de que mais ou menos pontapés na ortografia, tanto faz, e todas as confusões que surgirem entre PACTO e PATO, FACTO e FATO, ESPECTADORES ou ESPETADORES, mais as outras excentricidades e facultatividades que forem contaminando a língua, não trarão grande mal ao mundo. Resumindo: é para se ir gostando, por força da habituação, e nada será como dantes. Na verdade, vai ser muito pior. O tempo e o uso dirão de sua justiça.

Sem comentários: