terça-feira, junho 20, 2006

10 Razões para Desconfiar do que ELES Dizem

.
.
Todas as palavras, quando alinhadas em promessas e afirmações, adquirem outro valor quando passam pelo teste do tempo. A frente e verso do documento que se junta, que foi cedido pelo meu amigo F.M.F., tem exactamente 20 anos, e foi produzido durante a campanha para as eleições presidenciais de Janeiro de 1986, pela candidatura de Mário Soares. É um texto longo que tinha por finalidade estabelecer comparações entre os propósitos de Mário Soares e do seu oponente Freitas do Amaral, tudo conglomerado em 10 razões de peso, fosse para apoiar Soares, fosse para rejeitar Freitas.
Entre muitas coisas dizia-se aí que seriam canalizadas todas as energias nacionais para a luta contra a pobreza, o atraso e a ignorância, de forma a fazer de Portugal, nos próximos anos, um país moderno, próspero e de progresso.
Vinte anos depois, o país é um dos mais pobres e atrasados da Europa. O único progresso verificou-se na desenfreada betonização do país, em obras de estadão, mais a exorbitante construção de auto-estradas, que apenas veio beneficiar quem as construiu e quem delas se utiliza.
Há vinte anos atrás afirmava-se que seria dada luta ao atraso e subdesenvolvimento, e que seriam defendidos os interesses de Portugal, na fase de integração na CEE, mais tarde União Europeia.
Vinte anos depois e após um longo processo em que Portugal foi considerado um “bom aluno”, a agricultura e as pescas portuguesas deixaram de existir, limitando-se a desempenhar um papel de subsistência, ao passo que os imensos milhões comunitários, que foram injectados no país para modernizar o tecido económico e social, volatizaram-se, vá-se lá saber para onde, e em benefício de quem. Hoje somos a “lanterna vermelha” da União Europeia, tendo mesmo sido ultrapassados por alguns dos países do leste europeu, recém integrados.
Em 1986 prometia-se a defesa dos legítimos interesses dos jovens, afinal, um dos factores determinantes para o desenvolvimento do país. Vinte anos depois assiste-se ao encerramento de escolas no interior do país, por força da desertificação humana, a qualidade do sistema educativo baixou para níveis mínimos, e as novas gerações, assediadas por uma vaga de desemprego que atinge todos os escalões etários, confrontam-se com a incerteza, quando não com a ausência de perspectivas para o futuro.
Há vinte anos atrás Mário Soares acusava Freitas do Amaral de ser um defensor do liberalismo económico, doutrina da qual estão ausentes os valores de solidariedade social, e que conduziria, inevitavelmente, a um brutal aumento do desemprego e das injustiças sociais, desprotegendo os mais pobres e marginalizando os mais fracos.
Vinte anos depois, concluiu-se que aquele território do liberalismo económico não era exclusivo dos partidos de direita. O partido socialista, sozinho ou coligado, e brandindo aquilo que eufemísticamente vai chamando de “realismo”, “modernidade” e “inevitabilidade”, encarregou-se de levar à prática, o que a direita, por razões tácticas várias, não quis ou não conseguiu concretizar. A correria desenfreada a uma pseudo reforma do aparelho de Estado, centrada na ideia peregrina de “ter menos Estado para ter melhor Estado” levou às privatizações, restaurando os grandes grupos económicos e financeiros, ao desmantelamento do serviço nacional de saúde e à venda ao desbarato do património nacional para equilibrar os orçamentos de estado. Os governos vão acenando com benefícios e facilidades para que as multinacionais se instalem em Portugal, e quando elas desmontam a tenda, e nos deixam de mãos a abanar, vêm-nos dizer que isto são as regras do mercado, da competitividade e da globalização. Por arrastamento deste estado de coisas, a degradação da vida política nacional e o esvaziamento das promessas acabou por levar à degradação do nível de vida, em geral, e das condições laborais em particular. Hoje, vinte anos depois, quando não regredimos nessas condições, institucionalizando e banalizando a precariedade do trabalho e do emprego, o mínimo que aconteceu foi ter ficado tudo na mesma.
Pois é, tenham paciência! O Alqueva, a Ota e o TGV são os mais recentes “elefantes brancos”, que iremos pagar sem tugir nem mugir, como grandes patriotas que somos. Para compensar, o Figo, o Pauleta e o Cristiano Ronaldo são considerados as nossas bandeiras, ao mesmo tempo que o povo grita, pula e exulta. A crise grassa, andamos a arrastar as misérias pelo fundo, mas isso não é nada que uma intervenção televisiva do primeiro ministro não possa atenuar, afirmando que a retoma vem aí com pezinhos de lã, ou que uma mão cheia de estádios, centros de estágio e algumas futeboladas não possam resolver.
Vinte anos passados, o país subsiste encharcado em corrupção generalizada, o aparelho de estado funciona como uma agência de empregos e mordomias, a administração pública está em ruptura, o aparelho judicial em colapso, imperando o proteccionismo desavergonhado dos grandes interesses económico-financeiros, que vivendo amancebados com o poder político, passam ao lado do sistema fiscal, com a maior das impunidades, ao passo que o contribuinte individual é sugado até ao tutano, contribuindo alegremente para todos os desvarios da classe política.
.
Bem vistas as coisas, são muitas as razões para desconfiar do que ELES dizem. Rever palavras escritas há vinte anos, dizem alguns que pode ser uma boa terapia, dizem outros que serve para aclarar e desmistificar. Depois de 30 anos de governos constitucionais, dos quais, grosso modo, 15 foram conduzidos pelo PS e outros 15 pelo PSD, coadjuvados pelas presidências de Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio (o actual Cavaco Silva ainda não entra para estas contas) o resultado está à vista. Vinte anos depois, se é verdade que não vale a pena chorar sobre o leite derramado, e o que é preciso é enfrentar o futuro, passando uma esponja sobre todas as incompetências, negligências e descalabros, nada impede que sejam pedidas responsabilidades àqueles que nos conduziram ao triste estado a que chegámos. Desconfiar do que ELES dizem, não é sinónimo de não os levar a sério, isto porque todas as decisões que eles tomam nos afectam, seja para o bem, seja para o mal. Em política, se é verdade que os erros que cá se fazem, cá se pagam, também é certo que quem continua a pagar a factura são sempre os mesmos, e em boa verdade, os governos ainda não são obrigados a terem livro de reclamações.

Sem comentários: