quinta-feira, junho 29, 2006

Áfricas

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Voltei a revisitar o filme “Out of Africa” (África Minha) de Sidney Pollack, para rever a opulência daquela terra, numa época em que continuava a ser retalhada e sugada pelo implacável império britânico, embora ainda guardasse alguma daquela virgindade e energia primordiais, repleta de grandes espaços de cortar a respiração, salpicada de povos nativos que pareciam ser selvagens mas não o eram. Era uma África acariciada por mulheres como a Karen Christence Dinesen Blixen, que andou pelo Quénia, nos anos de 1913, com as saias pelos tornozelos e chapelinhos mirabolantes, a lutar contra machismos e preconceitos, a plantar café e a fazer amor, com um coração do tamanho de todo o continente.Voltei a revê-lo, porque ao visualizar o recente filme “The Constant Gardener” (O Fiel Jardineiro) de Fernando Meireles, confrontei-me com uma África diferente, descaracterizada, noventa e tal anos depois do corpo de Denys George Finch Hatton, um realista-pessimista que sabia ler os sinais do mundo em transformação, ter descido à terra, dispersando-se em fugazes átomos de memória. Ambos os filmes se completam. A realização de ambos está separada por 20 anos, ao passo que as suas histórias (que se baseiam em factos verídicos) distam quase um século, retratando o ontem e o hoje, com dura e crua mestria. Pelo meio, correram rios de perversidades e depravações, salpicados aqui e ali de grandes matanças, colossais migrações e campos de refugiados a perder de vista.A África de hoje, não é mais que o rascunho de um campo destroçado, um laboratório fantasmagórico, um campo de tiro povoado de mortos-vivos, um continente semi-apagado, exausto, onde os chefes tribais e os políticos corruptos, as falsas e interesseiras ajudas humanitárias, os negociantes de armas e as grandes empresas petrolíferas e farmacêuticas, entre rapinagens, sangrias e genocídios, vindimam os seus derradeiros frutos.

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