segunda-feira, junho 05, 2006

A Nau Portugal (2)


Um amigo da blogosfera contactou-me, acrescentando mais alguma informação sobre a história da “Nau Portugal”, a qual foi objecto de um artigo inscrito neste ESCREVINHADOR, no passado dia 23 de Maio de 2006. Acrescente-se que a embarcação se virou em 15 de Fevereiro de 1941, por ocasião do ciclone que varreu o país. Para ver e saber mais, basta visitar A VOZ DA ABITA, mais um ponto de encontro com muito interesse.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre o ciclone que varreu Lisboa e a Nau Portugal, aqui vai um pequeno apontamento.
Barcos perdidos – A “Nau Portugal” avariada

Pequenos barcos de pesca, quebradas as amarras, vogavam, como se fossem cascas de nozes, ao Deus dará, quando não vinham desmantelar-se sobre as muralhas e praias da Costa, do Sol.
Envolvidos em ondas de nevoeiro, andavam barcos perdidos, apitando por socorro. O Alguns vieram bater violentamente contra as muralhas do Terreiro do Paço e da ponte do Arsenal e outros andam ao sabor da corrente, sem possibilidade de serem socorridos.
No Mar da Palha, e no Cais da Areia, afundaram-se cinco fragatas salvando-se, muito a custo as suas tripulações.
Os navios de guerra içaram as escadas do portaló. A “Nau Portugal” foi violentamente jogada sobre o molhe leste da doca de Bolem, ficando toda inclinada, com os mastros partidos.