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Inaugurada em 1887 e mais de um século sem ter acidentes, a linha do Tua (ou alguém por ela) começou a fazer vítimas. O último acidente, ocorrido em 22 de Agosto, saldou-se por mais um morto e 37 feridos, em consequência do descarrilamento da composição. Encerrada temporariamente e com o acidente a ser objecto de um inquérito preliminar, levado a cabo por entidades com interesses directos no acontecimento, a conclusão do mesmo é que tudo estava em conformidade, desde a via até ao material circulante, não havendo, portanto, causa para o acidente (?). Face a este impasse, o ministro Mário Lino, deu mais 30 dias, quase uma eternidade, para que haja um relatório conclusivo. A propósito, recorde-se que quanto aos anteriores acidentes, continuam a desconhecer-se quais as conclusões – se as há – das respectivas comissões de inquérito, nomeadas para apurarem as suas causas.
Entretanto, eu que sou um leigo na matéria, e nem sequer dei um passo para me deslocar ao local do acidente, tenho um ponto de vista diferente, pois apreciei com alguma atenção, duas excelentes fotografias do troço acidentado, e é bem claro nelas que a madeira das travessas está a desfazer-se em grandes lascas, evidenciando envelhecimento ou podridão, e sempre me disseram que as travessas, não só servem para apoio dos carris, com também para manter uniforme a distância dos mesmos entre si, caso contrário há o risco de descarrilamento. Além disso, diz quem sabe que, mais nuns sítios do que noutros, aquele é o estado deplorável em que se encontram as travessas da linha do Tua.Afinal, senhores “peritos e especialistas”, em que ficamos? Como é fácil de ver, no que respeita à assunção de responsabilidades, o país está a melhorar a olhos vistos.
Inaugurada em 1887 e mais de um século sem ter acidentes, a linha do Tua (ou alguém por ela) começou a fazer vítimas. O último acidente, ocorrido em 22 de Agosto, saldou-se por mais um morto e 37 feridos, em consequência do descarrilamento da composição. Encerrada temporariamente e com o acidente a ser objecto de um inquérito preliminar, levado a cabo por entidades com interesses directos no acontecimento, a conclusão do mesmo é que tudo estava em conformidade, desde a via até ao material circulante, não havendo, portanto, causa para o acidente (?). Face a este impasse, o ministro Mário Lino, deu mais 30 dias, quase uma eternidade, para que haja um relatório conclusivo. A propósito, recorde-se que quanto aos anteriores acidentes, continuam a desconhecer-se quais as conclusões – se as há – das respectivas comissões de inquérito, nomeadas para apurarem as suas causas.
Entretanto, eu que sou um leigo na matéria, e nem sequer dei um passo para me deslocar ao local do acidente, tenho um ponto de vista diferente, pois apreciei com alguma atenção, duas excelentes fotografias do troço acidentado, e é bem claro nelas que a madeira das travessas está a desfazer-se em grandes lascas, evidenciando envelhecimento ou podridão, e sempre me disseram que as travessas, não só servem para apoio dos carris, com também para manter uniforme a distância dos mesmos entre si, caso contrário há o risco de descarrilamento. Além disso, diz quem sabe que, mais nuns sítios do que noutros, aquele é o estado deplorável em que se encontram as travessas da linha do Tua.Afinal, senhores “peritos e especialistas”, em que ficamos? Como é fácil de ver, no que respeita à assunção de responsabilidades, o país está a melhorar a olhos vistos.
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