segunda-feira, novembro 13, 2006

Verdades Amargas

V
“Emagrece-se o Estado, os serviços públicos. E aquilo que era obrigação social do estado e um direito de todos os cidadãos passa a ser lucro de alguns, numa lógica de privatização. Ora, conseguir mais justiça social não é tarefa do mercado. É-o, sim, da política. Mas esse terá deixado de ser o paradigma do actual PS. O que mantém os militantes ao lado de Sócrates é – além das próprias carreiras – a tranquilização da consciência com a ideia de que com o PSD ainda seria pior. Pura ilusão.”
São José Almeida in Liquidação? Público de 2006-11-11
O
O governo do PS transformou o dia-a-dia da governação, junto dos meios de comunicação social, participados ou detidos pelo Estado, numa espécie de permanente e agressiva campanha eleitoral - diga-se de passagem, magistralmente bem orquestrada – conduzida pelo artista principal que é o primeiro-ministro Sócrates, que tem sempre debaixo de mira um inimigo público a abater, e que se desenrola sem o concurso da oposição. A curiosidade que me assalta é onde está instalado e quem estará à frente desta espécie de “ministério da propaganda”, e já agora, quantos assessores envolverá. Porque quem o paga, já estamos fartos de saber quem é…
Fernando Torres in comentário a um post
J
Já nem os pescadores amadores escapam à fúria colectora deste governo, pois vão ser obrigados a ter licença e a pagar uma taxa. Nesta primeira investida sobre os momentos de ócio dos portugueses, foi a pesca desportiva a feliz contemplada, abrindo um grave precedente. Dizem os responsáveis governativos que esta iniciativa vem regulamentar uma actividade lúdica que, muitas vezes, encobria uma actividade profissional, sendo que por arrastamento acaba por funcionar como instrumento passivo de protecção das espécies, com as minhocas incluídas, ora nem mais! A moral da história é esta: o imposto tem por objectivo proteger as espécies, porém, se pagarmos imposto já estamos autorizados a contribuir para a sua extinção. Como convém, o diploma não é extensivo às regiões autónomas. Lá pode-se brincar, cá nem pensar!
Não são apenas os bancos que possuem o dom da criatividade para conceberem taxas sobre as mais insignificantes operações bancárias. Este governo aceitou o desafio e parece ter tomado o freio nos dentes. O que virá a seguir? Imposto sobre os campeonatos de dominó nos jardins públicos?
Fernando Torres in comentário a post.
H
Hoje em dia, lutar pela ecologia, gera negócios e dá dinheiro. Lutar contra a miséria, os refugiados, a fome, a poluição e as doenças, também gera negócios e dá dinheiro. E se der dinheiro, mesmo sem acabar com esse imenso cortejo de problemas, nem eliminar as suas causas, que venham mais problemas, que nós voluntários, pagos pela tabela de mercenários, cá estamos para os enfrentar.
Quanto ao Estado, agradece que os voluntários se multipliquem com a mesma determinação com que ele se desmultiplica das suas funções e atribuições básicas.
Fernando Torres in comentário a post.
E
“É teoricamente aceitável que as empresas não paguem impostos. Que paguem apenas as pessoas.”
António Lobo Xavier in Quadratura do Círculo em 8-11-2006
E
É necessário aplicar aqui (em Israel) o modelo cipriota. Desde que os turcos tomaram posse de uma parte da ilha e os gregos fugiram para a outra, Chipre vive em segurança, estabilidade e prosperidade. Vinte por centro dos árabes israelitas formam uma quinta coluna que aspira apenas a destruir Israel. Os deputados e os cidadãos que negoceiem com o Hamas, merecem ser acusados perante um tribunal de Nuremberga. É preciso proibir uma vez por todas os árabes israelitas de se candidatarem ao Knesset (parlamento israelita).
Declaração de Avigdor Lieberman, ministro do governo israelita, em entrevista a um jornal de Telavive.
C
Conhece-te a ti próprio e ao teu adversário e em cem batalhas vencerás cem. Se te conheceres mas não conheceres o teu adversário, em cem batalhas vencerás cinquenta. Se não te conheceres nem conheceres o teu adversário, em cem batalhas não vencerás nenhuma.
Sun Tzu in A Arte da Guerra
E
“Eu até consigo aproveitar as partes boas das pessoas más, pois o desperdício é a coisa mais feia que existe.”
Joaquim Guerreiro a falar de improviso.
A
Ai de ti, se não tens “agenda”! Um homem sem “agenda” é como um barco desgovernado, um político sem rumo, ou a tal casa que se quer construir, sem projecto nem orçamento. Um homem sem “agenda” é meio caminho andado para se tornar um desqualificado, uma aberração, um zé-ninguém, um ser desprezível a tender para a marginalidade. Seja ela o clássico livrinho que cabe no cano das meias, ou o último grito, em miniatura, das tecnologias de informação, é bom que todo o homem (ou mulher) tenha a sua “agenda”, mesmo que nunca tenha intenção de cumprir as tarefas “agendadas”.
Fernando Torres in comentário a um post
A
“A imprensa só é livre para quem é dono dela.”
Do filme O INFORMADOR (Insider) do realizador Michael Mann
E
Enquanto que as outras, por esse mundo fora, crescem, as nossas diminuem. Estou a falar das nossas Feiras do Livro, tanto a de Lisboa como a do Porto, as quais neste ano de 2006 ostentaram menos 23 pavilhões, reflectindo assim o desinteresse pela leitura, tanto dos editores e livreiros, como dos portugueses em geral.
Fernando Torres in comentário a um post
S
Se o Universo foi começado num dado momento, em que se ocuparia Deus antes de o inventar?
António Lobo Antunes, escritor português
D
Daqui a 3.000 anos, quando os arqueólogos desenterrarem a nossa civilização, e se depararem no Vaticano com os arquivos da Congregação para a Causa dos Santos, exclamarão certamente: - Ora bem, cá temos mais outra religião politeísta!
Fernando Torres in comentário a um post
N
"não me temo de Castela, temo-me desta canalha".
Desabafo do Padre António Vieira (1608-1697), jesuíta português autor dos célebres “Sermões”, a propósito da sistemática perseguição que lhe era movida pela Inquisição.

Sem comentários: