segunda-feira, julho 14, 2008

Operação Quê?

O
Informaram os jornais que em 11 de Julho foi levantado o segredo interno de justiça à operação “furacão”, a tal que, de há quatro anos a esta parte, detectou a andou a investigar a existência de uma mega-fraude, “democraticamente” distribuída por um largo universo de mais de duas centenas de pequenas, médias e grandes empresas, muitas delas ligadas as grandes grupos económicos, que através dos mais variados expedientes, burlaram o Estado, em muitos milhões de Euros. Em poucas palavras, isto quer dizer que os processos poderão, a partir de agora, ser “devassados” pelos advogados dos arguidos, à cata de sinais ou pistas da investigação, que possam ser usados contra os seus clientes, ou outras entidades que ainda não foram indiciadas.
Assim, esta investigação e o processo, corre o risco de colapsar. Não há arquivamento, não há prescrição, houve apenas uma simpática ajuda do Tribunal da Relação de Lisboa, de valor incalculável. A investigação irá enfraquecer, arrastar-se, acabando por tornar-se mais um caso paradigmático de como os poderosos, sendo arguidos, conseguem mover muitas e gradas influências, de forma a transformar um monumental crime de colarinho branco, punível por lei, num mero e venial pecadilho, benzido por sentenças, mais ou menos indulgentes, dando razão a quem diz que em Portugal o crime compensa.
Como já era previsível, a operação “furacão” acabou por perder força, e neste momento está a caminho de se transformar numa banal tempestade tropical.

Sem comentários: