quarta-feira, julho 16, 2008

Provedor da Causa Nuclear

P
Isto é apenas uma suposição: o que é que aconteceria se um qualquer ministro do governo do senhor Sócrates, por exemplo, o ministro da ciência e tecnologia, numa qualquer sessão da Assembleia da República, a dado passo, depois de dar informações sobre assuntos da sua tutela, resolvesse começar a dizer que o Banco de Portugal e o seu governador, deviam dar mais atenção aos indicadores macroeconómicos e exercer mais e melhor fiscalização sobre as actividades financeiras? Se calhar não ia acontecer nada.
No entanto, ontem, foi isso exactamente o que sucedeu, embora com as personagens trocadas. O governador do Banco de Portugal, senhor Victor Constâncio, depois de fornecer aos presentes, projecções e informação actualizada sobre a situação económica do país, que vai de mal para pior, resolveu dar um ar da sua graça. A propósito das escolhas energéticas que o país deverá equacionar no futuro, aliás, matéria que não é da sua competência, resolveu debitar as suas opiniões pessoais, nomeadamente, propondo como alternativa o reequacionamento da opção nuclear. Deu-lhe para ali, como lhe podia dar para falar sobre as virtudes do queijo de Serpa ou a escassez de nadadores salvadores fora da época balnear. Também agora, pouco ou nada aconteceu, tal é a indigência que por cá grassa, excepto, claro está, a imediata aparição de algumas eminências do “lobby” nuclear, que logo aproveitaram tão oportuna deixa, para virem a terreiro dizer de sua justiça e fazer finca-pé.
Sem esquecer que o senhor Victor Constâncio tem todo o direito de exprimir as suas ideias e pontos de vista, fora do âmbito das suas atribuições como governador do Banco de Portugal, a verdade é que não estávamos em qualquer “talk show” televisivo, de tipo “prós e contras”, “as escolhas de marcelo” ou “diga lá excelência”. Estávamos sim na Assembleia da República, na Sala do Senado, numa sessão de cariz informativo, e nada fazia prever que o senhor Constâncio se fosse assumir com “conselheiro” governativo ou desempenhar o papel de provedor da causa nuclear. Este país e a sua fauna de especialistas e cabeças pensantes, cada dia me surpreendem mais.

Sem comentários: